Informações básicas

EUA – Informações Básicas

Leonardo dos Santos Delduque

Os Estados Unidos são um Estado localizado ao norte do continente americano, entre o Canadá e o México. Possuem um território que é quase a metade do tamanho do território da Rússia, dividido em 50 estados federativos e um distrito. Têm uma população perto de 324 milhões de pessoas e um PIB de US$ 18.56 trilhões (sendo mais de 4% investido em Defesa até 2012).

São uma República Federativa Constitucional baseado no sistema commom law (sistema de Direito cuja aplicação de normas e regras não estão escritas mas sancionadas pelo costume ou pela jurisprudência). O Estado é dividido em Executivo, Legislativo, Judiciário. O Executivo federal é chefiado pelo presidente da República, eleito indiretamente por um colégio eleitoral (composto por 538 delegados provenientes de todos os estados).

O Legislativo federal é bicameral, tendo um Senado com 100 cadeiras, ocupadas por dois parlamentares de cada estado, eleitos através de voto direto e maioria simples para mandatos de 6 anos. Já a Câmara dos Deputados tem 435 cadeiras, divididas proporcionalmente pelo número de habitantes de cada estado, os membros são eleitos por voto direto, por maioria simples para mandatos de 2 anos.

O Judiciário federal é composto por uma Suprema Corte (além de 94 cortes federais e 13 cortes federais de apelação), com 9 juízes, indicados pelo presidente e aprovados pelo Senado, com mandatos vitalícios. O sistema judicial dos EUA consiste em um sistema de tribunais federais e sistemas judiciais estaduais que interrelacionam-se.

Há 4 partidos nos EUA: o Partido Verde, o Partido Libertário, o Partido Republicano e o Partido Democrata. No entanto, com chances reais de chegar ao poder, considerando o histórico das últimas eleições, Democratas e Republicanos têm a preferência dos eleitores norte-americanos.

O Departamento de Estado, análogo ao MRE brasileiro, é responsável pela condução externa do Estado norte-americano em nível bilateral, regional e multilateral Tem sob seu comando 307 Embaixadas, Consulados e Missões Diplomáticas em mais de 190 países e Organizações Internacionais pelo mundo.

Por fim, as questões que atualmente movimentam a agenda política externa norte-americana, segundo a Casa Branca, são a promoção dos interesses americanos no cenário internacional, o foco na segurança nacional para o combate ao ISIS e a paz conquistada através da força como centro da política externa.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s