Informações básicas

Equador – Informações Básicas

Francisco R. Gonçalves Silva

A outrora colônia espanhola é uma republica presidencialista unitária (presidente eleito com voto popular secreto para mandatos de 04 anos) que obteve sua independência entre 1809 e 1822 que foi dirigida pelo general Sucre com o apoio de Simon Bolívar.

A Assembleia Nacional é unicameral e está formada por 137 membros diretamente eleitos, que cumprem mandatos de 4 anos. E a suprema corte por 31 juízes. Sendo um dos menores países em extensão territorial na América do Sul, cera do tamanho do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, com cerca de 13 milhões de habitantes, 1 milhão a mais que a capital paulista; sua moeda oficial é o dólar americano e tem um PIB de USD 94,47 bilhões, cerca de 3x o PIB da Bolívia.

A base de sua economia gira em torno da extração de petróleo (segundo maior produtor da América Latina desde os anos 70), ouro, cobre e prata e do agronegócio. Possui 5 portos: Esmeraldas, Guayaquil, La Libertad, Manta, Puerto Bolivar. Seus principais parceiros comerciai são UA, Japão, Colômbia, Alemanha, Itália e Coréia do Sul. O país é composto por 24 províncias.

O país também integra blocos econômicos como a Comunidade Andina, fundado em 1969 (Bolívia, Colômbia, Equador e Peru). Grupo do Rio (Mecanismo Permanente de Consulta e Concertação Política da América Latina e do Caribe). E outros grandes blocos como FMI, OEA, Mercosul (membro associado), Opep, OMC e ONU, Banco Mundial.

O Equador possui 168 organizações políticas nas esferas nacional, provincial, cantonal e paroquial. Tanto para a formação de partidos (quantidade menor devido ao grande número de exigências) quanto para formação de movimentos políticos, é necessário que sejam cumpridas as exigências do Código da Democracia e que as mesmas sejam aprovadas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Relação de partidos e movimentos:

  • 7 Partidos políticos
  • 9 Movimentos políticos nacionais
  • 54 Movimentos políticos provinciais
  • 84 Movimentos políticos cantonais
  • 14 Movimentos políticos paroquiais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s