Informações básicas

Paraguai – Informações Básicas

Heloysa Ramos Santana

O Paraguai conquistou sua independência em 1811 tornando-se o primeiro país livre da América do Sul e possui a condição de país mediterrâneo (ou seja, quase totalmente cercado por terras) (Weber apud LA CUEVA, 2012). Devido a este fato, o Rio Paraguai tem um papel importante, especialmente ao comércio, pois permite uma saída para o mar por meio de outros países. A economia é tida como pequena e aberta, dependente da agropecuária e exportação, sendo o Mercosul o principal destino e origem do seu comércio exterior, e o único do bloco a possuir acesso preferencial à União Europeia através do “Sgp+”, que concede isenções tarifárias (MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, 2016). Seu crescimento econômico entre 2003 e 2014 atingiu uma média de 4,8% anuais, de acordo com o Banco Central do Paraguai (2016).

O país possui cerca de 6,6 milhões de habitantes sendo que apenas um pouco mais da metade (60%) vive na área urbana. Os idiomas oficiais são o espanhol e o guarani, e a moeda, considerada uma das mais estáveis da América Latina, é o Guarani. Suas fronteiras fazem limite com a Argentina, Bolívia e Brasil, contando com uma posição considerada estratégica devido a possibilidade de acesso a importantes mercados consumidores e portos da região (MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, 2016).

A organização política do Paraguai é similar ao do Brasil, sendo uma república presidencialista constituído por um regime democrático, unitário e representativo, de administração descentralizada, cujo governo é dividido em três esferas de poder: executivo, legislativo e judiciário.

O povo elege os candidatos através do sufrágio e do voto direto, universal e secreto, obrigatório para os maiores de 18 anos, sendo que há geralmente dois partidos tradicionais que dominam a política paraguaia: o Colorado (ANR ou Asociación Nacional Republicana) e o Liberal (PLRA ou Partido Liberal Radical Auténtico). O presidente é eleito por maioria simples e os senadores, deputados, membros das Juntas Departamentais e Municipais e parlamentários do Mercosul são eleitos por meio de listas fechadas com representação proporcional, se utilizando do sistema D’Hondt.

Para saber mais sobre tipos de sistemas eleitorais:

Para saber mais sobre como funciona o sistema D’Hondt:

Para saber mais sobre o processo eleitoral do Paraguai:

REFERÊNCIAS

FIGARI DE LA CUEVA, JAZMIN. Investidores brasileiros no Paraguai: orçamento de capital nas decisões de investimento sob a perspectiva da teoria do investimento internacional. Disponível em: <http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/38208/R%20-%20D%20-%20JAZMIN%20FIGARI%20DE%20LA%20CUEVA.pdf?sequence=3&gt; Acesso em: 12 de abr. 2017.

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Como exportar Paraguai. Disponível em: <https://investexportbrasil.dpr.gov.br/arquivos/Publicacoes/ComoExportar/CEXParaguai.pdf&gt; Acesso em: 12 de abr. 2017.

JUSTICIA ELECTORAL. Elecciones Generales. Disponível em: <https://tsje.gov.py/elecciones-generales.html&gt; Acesso em: 12 de abr. 2017.

TERRA. Datos básico de Paraguay. Disponível em: <http://noticias.terra.com/america-latina/paraguay/datos-basicos-de-paraguay,c9df264e5101e310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html&gt; Acesso em: 12 de abr. 2017

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s