Europa, Imprensa Internacional

Eleição Presidencial na França – Expectativa

Larissa Beatriz E. da Silva

Após cinco anos de mandato, o até então presidente da França, François Hollande, deixará o seu cargo em maio de 2017. Ao todo são cinco candidatos que estão concorrendo à eleição que ocorrerá no dia 23 de abril (domingo): Emmanuel Macron, Marine Le Pen, Jean-Luc Mélenchon, François Fillon e Benoit Hamon.

Marine Le Pen, representante do partido de direita, Frente Nacional, no qual possui um caráter protecionista, conservador e nacionalista, e Emmanuel Macron, representante e fundador do partido social-liberal, Associação para a Renovação da Política ou também conhecido por Em Marcha, são os favoritos ao primeiro turno, ambos com 23-24% nas intenções de voto.

No entanto, a menos de duas semanas para o primeiro turno, Jean-Luc Mélenchon, candidato do movimento França Insubmissa, no qual possui apoio de diversos políticos de esquerda, como o Partido Comunista Francês, vem avançando nas pesquisas, depois de um desempenho forte em dois debates e de um evento que realizou em Marselha, no qual reuniu milhares de pessoas. Anteriormente, Mélenchon estava empatado com Benoit Hamon na quarta posição, e agora ocupa o terceiro lugar, com 18-20% da intenção de votos.

Enquanto Mélenchon vem subindo nas pesquisas, Marine Le Pen atraiu fortes críticas de políticos, assim como da comunidade judaica, depois de ter afirmado, em uma entrevista no 16 de abril (domingo), que o Vel d’Hiv – maior aprisionamento em massa de judeus durante a Segunda Guerra Mundial pela Polícia Francesa – não foi responsabilidade da França, mas sim, de quem estava no poder na época. A sua campanha desde sempre foi pautada em um discurso nacionalista e, devido a isso, já houve outros momentos em que Le Pen criticou historiadores por estarem relatando fatos considerados horríveis do passado francês.

Não se sabe ao certo quais candidatos têm chances de passar para o segundo turno, que ocorrerá no 6 de maio, contudo nas últimas pesquisas realizadas, Marine Le Pen e Jean-Luc Mélenchon totalizam mais de 40% das intenções de voto para o primeiro turno.

Para saber mais:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s