Informações básicas

Bolívia – Informações Básicas

Luísa da Silva Gomes

A Bolívia, oficialmente Estado Plurinacional da Bolívia, atualmente é uma república democrática e possui uma população multiétnica composta por ameríndios, mestiços, europeus, asiáticos e africanos.

Entre os anos de 1993 e 2006, 41 partidos políticos foram extintos, deixando apenas 11 partidos elegíveis no país, segundo analises isso ocorreu devido as fortes crises de 1982 e a tomada de poder pelo partido IPSP – Movimento para o socialismo, um partido de ideologia indígena com inspirações bolivarianas e nacionalistas, ao qual governa Evo Morales desde o ano de 2005 até os dias de hoje.

Inicialmente era permitida uma única reeleição o país, porém em 2009 devido a uma reforma constitucional foi permitida a eleição de presidentes em até três mandatos, quando Evo Morales concorreu ao seu terceiro mandato seguido e venceu.

A Constituição boliviana protege a liberdade de imprensa e de expressão o que permite que grande parte da mídia oponha-se ao governo. Por outro lado, o Código Penal do país prevê prisão para as pessoas consideradas culpadas de injúria ou difamação de funcionários públicos que serão julgados no Tribunal de Imprensa Independente de La Paz.

Segundo a ex ministra Amanda Dávila, um dos primeiros passos para a democratização dos meios de comunicação foi quando a nova constituição de 2009 passou a proibir a formação de monopólios ou oligopólios dos meios de comunicação.

Porém com as condições atuais de pobreza no país, principalmente em regiões rurais, não existem muitas televisões, desta forma, os rádios e jornais impressos continuam sendo um dos meios mais importantes de transmissão de noticias no país como um todo.

Em Julho de 2016 o governo da Bolívia estendeu as licenças das emissoras de TV e emissoras de rádio por 3 anos, em troca ofereceria minutos de propagandas governamentais gratuitas para o governo de Evo Morales nas eleições de 2019, quando será oferecida uma renovação por mais 15 anos nas licenças, totalizando 17 anos de licenças estendidas.

PRINCIPAIS JORNAIS DA BOLIVIA:

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES: (http://www.cancilleria.gob.bo/webmre/)

LINKS para saber mais:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s