Política Externa

Brasil – Parceiros Econômicos

Kayque Ferraz Costa

No acumulado do ano o Brasil está com superávit de US$ 17,840 bilhões na Balança Comercial. E o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, no Fórum Econômico Mundial da América Latina 2017, ainda aponta que o Brasil precisa se inserir mais no comércio internacional, bem como os demais países da América Latina.

O país está atualmente empenhado para alcançar esse espaço por meio do desenvolvimento de acordos bilaterais. Em março, por exemplo, Brasil e Peru fecharam o Acordo de Ampliação Econômica, o maior pacote temático fechado pelo governo brasileiro em âmbito bilateral.

Os países do Mercosul assinaram no início do mês de abril o Protocolo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (PCFI), tendo como base o modelo brasileiro de Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI). O PCFI reflete uma visão renovada do processo de integração regional ao estabelecer um plano de inserção comum para o bloco no mercado mundial.

Brasil e Colômbia se reuniram no Fórum Econômico Mundial da América Latina 2017, em Buenos Aires, e finalizaram o acordo bilateral automotivo. Foram definidas cotas de exportação de automóveis, vans e veículos comerciais leves com alíquota zero. O acordo triplicará a exportação de automóveis à Colômbia.

Em reunião, Brasil e Índia abrem diálogo para intensificação da cooperação bilateral, expandido o comércio e os investimentos, a partir da ampliação do Acordo de Comércio Preferencial (ACP) Mercosul-Índia.

O senado brasileiro aprovou o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) entre Brasil e México. Buscando incentivar os investimentos recíprocos, o acordo versa sobre diálogo intergovernamental para suporte de empresas em processo internacionalização.

O Brasil também assinou ACFIs com Moçambique, Angola, Malaui, Colômbia, Peru e Chile. O MDIC aponta também para a construção de um acordo comercial expandido com o México para aprofundamento das preferências tarifárias entre os dois países.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s