Política Externa

EUA – Parceiros Econômicos

Leonardo S. Delduque

Os Estados Unidos são um dos atores mais importantes do comércio internacional, uma vez que tem uma grande quantidade de seus produtos voltados a mercados externos. Para traduzir em números, o país movimenta, entre importação e exportação, cerca de US$ 3,676 trilhões por ano (com um déficit na balança comercial de US$ 469,4 bilhões), exportando principalmente bens de capital (máquinas e equipamentos) e importando principalmente petróleo cru e bens de consumo duráveis (carros, roupas e etc.).

O órgão responsável pela condução dos negócios comerciais norte-americanos, além da presidência da Republica e do Departamento de Estado, é o Departamento de Comércio, segundo a Casa Branca, ele tem por atribuição “formular políticas de telecomunicações e tecnologia e promover as exportações americanas, auxiliando e fazendo cumprir acordos de comércio internacional”. Comandado, hoje em dia, por Wilbur Louis Ross Jr, tendo um orçamento de aproximadamente 6,5 bilhões de dólares.

Em relação ao comércio internacional como um todo, os EUA estão em terceiro colocado em quantidade total de exportações, atrás de China e União Europeia, tendo como seus maiores compradores o Canadá (18,6%), o México (15,7%), a China (7,7%) e o Japão (4,2%). Em relação à importação estão em segundo colocado globalmente, comprando mais de China (21,5%), Canadá (13,2%), México (13,2%), Japão (5,9%) e Alemanha (5,5%).

Atualmente, dentre as questões comerciais expressivas com a qual o governo dos EUA está lidando, podemos destacar quatro delas: a primeira é a ordem executiva, assinada pelo presidente Trump, para que se comprem, em solo americano, preferencialmente produtos com origem nos Estados Unidos; a segunda são as tensas relações com a China em matéria comercial; a terceira é uma possível retomada nas conversas para um acordo com o bloco da União Europeia; e por fim a questão do NAFTA e sua possível renegociação.

Para saber mais a respeito das questões citadas:

Para saber mais sobre o comércio e a economia norte-americana:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s