Informações básicas

Uruguai – Informações Básicas

Ana Letícia Palacio Hortolani

Na República Oriental do Uruguai, como uma República Presidencialista, cabe ao presidente desempenhar o papel de chefe de Estado-governo, e também a nomeação e destituição do conjunto de ministros que o auxiliarão em sua função de líder do executivo. O presidente também possui poder de veto no legislativo.

Existem no Uruguai três principais partidos: o Partido Nacional ou Blanco, que possuem um pensamento mais liberal e são defensores da descentralização; o Partido Colorado que preza por um fortalecimento da identidade nacional uruguaia estabelecendo uma estratégia efetiva de política externa para o país; e o Frente Amplio

O atual presidente do Uruguai é Tabaré Vázquez do partido Frente Amplio, eleito em 2015. Seu antecessor é José Mujica, do mesmo partido, que atualmente ocupa um assento no senado nacional. Tabaré Vázquez pretende dar continuidade ao governo progressista e o foco de sua política externa estará na abertura de novos mercados para os produtos uruguaios. O Uruguai vem se beneficiando de investimentos estrangeiros, permitindo o crescimento da economia do país e, apesar da situação econômica do Brasil e da Argentina, seus principais parceiros, conquistou um PIB de US$53.442 milhões (IBGE, 2016).

Vázquez visa concluir acordos de livre comércio com a Aliança do Pacífico, Estados Unidos, Europa e Ásia. No âmbito sul-americano, pretende dar continuidade ao MERCOSUL e UNASUL. Além disso, o Uruguai aspira tornar-se membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Nessa semana (11/04/2017) a Rússia vetou um projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU em resposta ao ataque químico sofrido pela população Síria. Elbio Rosseli, representante do Uruguai no Conselho de Segurança das Nações Unidas, se posicionou contra a intervenção estadounidense na Síria considerando-a “Ilegal e Ilegítima”. Rosseli ainda defende a importância da participação da ONU na resolução dos conflitos a fim de impedir que o Oriente Médio continue no estado em que se encontra.

Para saber mais:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s