Europa, Imprensa Internacional

Eleição Presidencial na França – Balanço de Resultados

Larissa Beatriz E. da Silva

Três dias após a votação para primeiro turno, os candidatos Emmanuel Macron, do movimento político social-liberal, Associação para a Renovação da Política ou conhecido popularmente como Em Marcha!, e Marine Le Pen, do partido conservador-nacionalista, Frente Nacional, venceram e agora seguem na disputa para o segundo turno. 

Macron obteve 23,75% dos votos válidos, ocupando o primeiro lugar, enquanto Le Pen recebeu 21,53% dos votos. O candidato Jean-Luc Mélenchon, no qual vinha avançando nas últimas pesquisas realizadas antes da votação, ficou em quarto lugar, com 19,64% dos votos válidos, perdendo para François Fillon, com 19,91%.

Ambos os candidatos, Le Pen e Macron, possuem perspectivas opostas em relação à União Europeia e a França. Com uma proposta a favor da União Europeia, Macron pretende fortalecer o bloco econômico através de novos ajustes, pois como ele afirmou em janeiro, “nós precisamos da Europa porque a Europa nos faz mais fortes”, assim como “enfraquecer a Europa é deixar a França sozinha diante das ameaças do mundo atual”. Em seu discurso de vitória realizado no domingo, declarou que gostaria de virar “presidente dos patriotas, frente à ameaça dos nacionalistas”.

Já Marine Le Pen vem com uma proposta contra a UE, defendendo a ideia do “Frexit”. Para isso, propõe um referendo e caso seja aceito, o país deixará o bloco, assim como a Zona do Euro e o Acordo de Schengen, no qual permite a abertura de fronteiras e a livre circulação de pessoas entre países europeus. Seu argumento, é de que “os franceses vão ter que escolher entre uma França sem fronteiras e uma França que protege seus empregos, a segurança e a identidade nacional” e “É tempo de acabar com essa UE que tem a tentação de fusão que destrói a Europa das nações”.

A votação para segundo turno ocorrerá no dia 7 de maio (domingo) e segue repleto de expectativas. O mundo torce para Emmanuel Macron, mas que mundo é esse? De políticos, governos e empresas? Que ligação esse mundo tem com o trabalhador francês? Só saberemos o futuro da França, da União Europeia, após a votação.

Para saber mais:

Link para o discurso de vitória de Emmanuel Macron realizado no domingo (23 de abril):

Link para parte do discurso de vitória de Marine Le Pen realizado no domingo (23 de abril):

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s