Política Externa

Uruguai – Parceiros Econômicos

Ana Letícia Palacio Hortolani

O atual presidente do Uruguai é Tabaré Vázquez, que em seu atual mandato, marca 15 anos de Frente Amplio no poder. Focado em dar continuidade a um governo progressista, Vázquez pretende direcionar a política externa do país para a questão da abertura de novos mercados para os produtos uruguaios e para a cooperação internacional.

O Uruguai vem se beneficiando de investimentos estrangeiros, se destacando por ser um país economicamente estável. Além disso, possuem grandes índices de liberdade econômica, tais como a eliminação de barreiras não-tarifárias e o baixo peso dos impostos estaduais, escassas restrições financeiras e bancárias e a baixa participação do mercado informal na economia.

Dentre as facilidades que o Uruguai proporciona para a abertura do comércio, podemos citar seus sistemas de Livre Porto e as Zonas Francas ao longo de todo o país.

Essa Política Externa que visa a abertura de novos mercados para os produtos uruguaios, assim como investimentos, foca principalmente nos países do MERCOSUL e associados, como o México, que com o acordo de livre comércio dá vantagens de acesso ao mercado de 90% em todos os produtos comercializados entre os dois países, incluindo serviços e investimentos. E há também o acordo-quadro de comércio e investimentos com os Estados Unidos.

Nessa semana (27/04) Tabaré Vázquez e o Primeiro Ministro espanhol Mariano Rajoy ratificaram em Montevidéu a favor de avanços nas relações entre o MERCOSUL e a União Européia. Rajoy ainda confirmou o interesse da Espanha em investir no Uruguai, acrescentando que os espanhóis são os principais investidores na categoria de serviços.

O atual Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, em seu discurso de posse em 2015 visou a importância da inserção internacional de um país como o Uruguai nessa nova ordem multilateral que está surgindo. Novoa também afirma que o Uruguai sempre foi integracionista e que o MERCOSUL deve partir desta mesma convicção, ou seja, o desenvolvimento do MERCOSUL é uma pauta muito importante para a política externa do país.

Para ler completo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s