Resenha Cultural

Blackfish – Documentário

Roberta Carneiro de Melo

O documentário blackfish foi produzido por Manny Oteyza e Gabriela Cowperthwaite em 2013 e está disponível para ser assistido na Netflix. Ele começa contando a história de algumas inúmeras Orcas que passam por situações terríveis ao serem retiradas de suas mães ainda bebês e levadas para o cativeiro, onde são tratadas pessimamente, ficam dias sem comer e não podem nadar livremente, ao pensar que mal cabem nos tanques em que estão alocadas. Essas Orcas crescerão e se tornarão grande marca de entretenimento em parques aquáticos para satisfazer o ideal humano de diversão.

Ao longo do documentário é possível ver relatos de cuidadores/treinadores que conviveram com tais baleias, em especial a grande Orca Tilikum, a qual foi indiretamente responsável pela morte de três pessoas, dentre elas sua treinadora Dawn. Foi nesse momento que o documentário passou a ser pensado e produzido e Tilikum acabou se tornando a estrela do projeto.

O documentário foi bastante criticado pela grande indústria do entretenimento pois causou grande impacto e comoção mundial, onde as pessoas pediam cada vez mais pela libertação das tão tímidas Orcas. Após sua divulgação Tilikum foi parar em um tanque do seu tamanho, não podendo nem ao menos se movimentar e acabou contraindo uma bactéria somente encontrada em cativeiros. Tal bactéria resultou em sua morte em 06 de janeiro de 2017 e reascendeu o debate sobre a violência animal assistida e patrocinada.

O documentário é bastante triste, mas te dá um tapa na cara sobre o que de fato é humanidade. Vale a pena assistir, mas não se esqueça dos lenços para as cenas tristes e o twitter para os momentos de raiva. 😀

Trailer:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s