Política Externa

Política Externa Brasil-México

Marta Nunes de Farias

O Brasil e o México possuem parcerias políticas, comerciais, de investimento e cooperação, tanto no cenário regional, quanto no internacional. Cerca de 14 mil brasileiros vivem no México, segundo o Itamaraty, com maioria vivendo na capital e região metropolitana.

Brasil e México são fortes parceiros em foros com o da ONU, da OMC, do FMI, entre outros. Os dois países apresentam uma postura alinhada no G-20 comercial e no G-20 financeiro. Além do empenho na Organização para a Proscrição de Armas Nucleares na América Latina e no Caribe (OPANAL). Regionalmente, Brasil e México são parceiros na OEA, ALADI, CELAC.

Entre 1994 e 2014, o comércio entre Brasil e México cresceu 93,7%, levando e o México ao 11º lugar entre os parceiros comerciais do Brasil e tornando o Brasil o 8º maior parceiro para o México. A maior parte da exportação brasileira para o México (93,6%) se dá como produtos industrializados.

Os principais investimentos privados no setor petroquímico, químico e siderúrgico do México são provenientes de empresas brasileiras.

A troca de experiências e projetos entre Brasil e México é outro importante aspecto, tornando a cooperação técnica um dos pilares desta relação. Entre 2011 e 2013, México e Brasil trocaram 25 projetos, sendo 9 de cooperação brasileira, 8 de cooperação horizontal (intercambio de capacitação), e 6 de cooperação recebida do México.

Brasileiros a turismo que passem até 180 dias no México, não precisam de visto.

O destino mais tradicional para brasileiros no México é Cancún e as Ilhas com praias paradisíacas ao redor. Porém, com sua vasta cultura e gastronomia o país vem se destacando cada vez mais como alternativa de viagem para brasileiros. Segundo o Sistema Integral de Informação de Mercados Turística (SIIMT) o número de visitantes brasileiros cresceu 250% entre 2003 e 2013, alcançando 267 mil pessoas. O turista brasileiro gasta em média US$165 dólares por dia, levando o Brasil a 5ª colocação no ranking dos turistas que mais gastam no país.

Para saber mais:

Visitando o México:

Política Brasil-México:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s