Política Externa

Política Externa Brasil-Paraguai

Heloysa Ramos Santana

A construção da Ponte da Amizade (1965) e a construção da hidrelétrica de Itaipu (1984) reforçaram a aproximação entre Paraguai e Brasil, juntamente com a inauguração mais recente da linha de transmissão de Itaipu em 2013, que utilizou o FOCEM do Mercosul para a realização das obras e cujo sistema dará impulso à industrialização do Paraguai. O Paraguai é considerado um parceiro fundamental para o Brasil, e ambos os países promovem uma integração política, econômica, geográfica e sociocultural. 

Com um grande potencial de crescimento, o comércio exterior Paraguaio é altamente integrado com os países vizinhos, e o Brasil continua como o principal mercado para os seus produtos de exportação e um dos principais fornecedores. Entre 2002 e 2013 o comércio bilateral aumentou 300%, com um número crescente de empresas brasileiras deslocando-se para o Paraguai, devido aos custos mais baratos de produção e incentivos, como a lei Maquila, além disso, o Brasil é o segundo maior investidor no país.

Ao observar a imprensa paraguaia, se nota que as pautas em torno do Brasil são relacionadas a situação governamental e seus reflexos econômicos, como a Lava Jato, o caso da Odebrecht e as greves e reformas, como também abrangem as atividades do Mercosul e a segurança das fronteiras, que voltou a ganhar mais expressividade após o assalto a Prosegur na Cidade do Leste. As notícias possuem uma tendência a ressaltar a volta de um crescimento da economia e o envolvimento de políticos de relevância nos casos de corrupção.

Para saber mais sobre os efeitos das investigações de corrupção no Brasil:

Para saber mais sobre um balanço geral da economia brasileira:

REFERÊNCIAS:

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. República do ParaguaiDisponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5635&Itemid=478&cod_pais=PRY&tipo=ficha_pais&lang=pt-BR> Acesso em: 29 abr. 2017.

EL PAÍS. Disponível em: <http://www.elpais.com.py/> Acesso em: 29 abr. 2017.

LA NACIÓN. Disponível em: <http://www.lanacion.com.py/> Acesso em: 29 abr. 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s