Política Externa

Política Externa Brasil-Bolívia

Luísa da Silva Gomes

O Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, dedica uma página do seu site oficial para ressaltar a importância do relacionamento do Brasil com a Bolívia, a primeira palavra que nos salta aos olhos é prioritária, é como o ministério define a sua relação com o país. E isso se dá principalmente pela proximidade territorial e a característica amazônica comum entre os dois países.

Embora o mesmo não se repita no site da Cancilleria (Chancelaria) do Ministério das Relações Exteriores da Bolívia, não se engane ao pensar que a relação do Brasil não é tão importante para a Bolívia, na verdade, isso só acontece devido ao perfil de política da Bolívia, que não apresenta no mosaico de seu site postagens dedicadas especificamente à outros países.

Em 2011, em uma ação conjunta foram criados os “Comitês de Integração Fronteiriça”, que tem como objetivo tratar de questões especifica das fronteiras, mais gravemente, o combate ao contrabando de produtos e armas e tráfico de drogas ilegais.

Os principais elos entre os dois países são na área de energia e na área de infraestrutura regional. Não obstante, saúde é um dos temas que está sempre em pauta entre os dois países. A ação mais recente foi a doação de 70 mil vacinas antirrábicas realizada pelo Brasil durante o mês de janeiro; assim como o constante debate sobre as drogas ilícitas nos países, que atualmente é um grande problema a ser enfrentado por ambos.

Por outro lado, a Bolívia foi um dos países da América do Sul, assim como Equador e Cuba, que se manifestou contrariamente a movimentação política brasileira que resultou no afastamento da presidente da República Dilma Rousseff. O que fez com que o Itamaraty pedisse serenidade e respeito dos países em torno da relação que vem sendo construída entre os países da América do Sul, ou seja, um apelo para que a oposição das opiniões políticas entre os países neste assunto não afetassem a relação política e econômica entre eles.

Para saber mais:

Ministério das Relações Exteriores da Bolívia:

Ministério das Relações Exteriores do Brasil sobre a Bolívia:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s