Análise da Semana

Brasil – Análise da Semana

brasil

Kayque Costa Ferraz

Começamos a semana com o Macron assumindo a presidência da França. Contentes ou não, cabe a nós darmos uma olhada no que já foi dito sobre o assunto aqui no Brasil. O presidente Temer tweetou sobre o assunto felicitando o Macron e dizendo que os dois países “continuarão a trabalhar juntos”. Já o ministro Aloysio Nunes publicou uma nota, um pouco maior que o dois tweets do presidente, dizendo: “A eleição de Emmanuel Macron, por ampla margem de sufrágios, reafirma o apego do povo francês aos valores democráticos com os quais nós brasileiros nos identificamos profundamente. A França hoje vitoriosa é aberta, acolhedora e empenhada em perseverar na construção do projeto europeu”. Enfim, veremos como vai ser… Espero que ele faça um bom governo para o povo francês, não é mesmo?

Vamos agora dar uma olhada no que o Brasil andou fazendo durante a semana?

E, vejam só: mais uma vez a Venezuela entra na pauta. No dia 30/04, o Brasil, junto com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Peru, Paraguai e Uruguai, lançou uma concordando com a declaração do Papa Francisco sobre a situação na Venezuela. O Papa disse o seguinte: “Faço um sincero apelo ao governo e a todos os componentes da sociedade venezuelana para evitar mais formas de violência, respeitar os direitos humanos e buscar solução negociada.”

Enquanto isso, no mesmo dia 30 o presidente Temer inaugurou em São Paulo a unidade Japan House, que é um projeto do governo japonês para apresentar uma nova visão do Japão ao mundo, para tanto São Paulo foi a primeira cidade escolhida. O presidente apontou que a chegada do projeto aproximará os países pela difusão de cultural e pela realização de novos negócios.

Durante a semana o Brasil participou também de um evento importante para os Direitos Humanos. O 3º ciclo do Mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU) do Conselho de Direitos Humanos da ONU aconteceu na sexta-feira (05) e contou com presença de 14 países. Desde a primeira RPU, em 2008, apresentamos 1052 recomendações, e recebemos 15, em 2008, e 170, em 2012. Este ano, foram propostas novas recommendations para nós, em áreas como sistema penitenciário, direitos de povos indígenas e proteção de defensores de direitos humanos. O governo disse que vai “seguir trabalhando” para que os resultados da RPU sejam implementados. Não vou perder isso de vista, vocês vão? Acompanhem!

Para encerrar o nosso olhar sobre o Brasil hoje, trago a vocês que no dia 7, o ministro Aloysio Nunes embarcou em viagem à África. A intenção é fortalecer os projetos de cooperação do comércio e investimentos, ampliar o diálogo diplomático e criar novas parcerias em áreas como defesa, energia, e ciência e tecnologia. Cinco serão os países visitados: Namíbia, Botsuana, Malawi, Moçambique e África do Sul. Interessante, não?

Se vocês quiserem acompanhar as peripécias do Brasil pelo mundo durante a semana, eu indico que acessem o site do Itamaraty (www.itamaraty.gov.br), siga no twitter (@ItamaratyGovBr) e na página no Facebook (www.facebook.com/ItamaratyGovBr). Outros sites que valem a pena serem acessados são o site do MIDC (http://www.mdic.gov.br/), do Palácio do Planalto (http://www2.planalto.gov.br, o Portal Brasil (http://www.brasil.gov.br/).

Enfim, é isso. Até semana que vêm!

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s