Análise da Semana

Canadá – Análise da Semana

Júlia Vilela Fernandez

O governo liberal de Justin Trudeau tem dado muito que falar, tanto para os canadenses quanto para a oposição. Como uma de suas promessas, Thudeau prometeu que mudaria o sistema eleitoral federal, mas depois de uma carta da Ministra de Instituições Democráticas Karina Gould (onde dizia que a reforma eleitoral não estará no mandado de Trudeau), fez com que o seu governo abandonasse a reforma. O Primeiro Ministro se comprometeu a substituir o sistema eleitoral atual do frist-past-the-post para um sistema de votação mais “justo” em sua campanha.

O Frist-Past-the-Post (FPTP) é conhecido pelo voto da maioria simples, esse sistema elege apenas um Primeiro Ministro, cada distrito vota em um candidato de seu determinado distrito, e quem tem mais voto é eleito como Primeiro Ministro. Após a carta da Ministra Karina Gould, como primeiro passo, o seu governo está trabalhando com o parlamento para criar um comitê especial de todos os partidos para estudar as opções de reformas eleitorais.

Para muitos, o problema do governo de Justin Trudeau é que ele esta cada vez mais aberto, ou seja, há pessoas em cargos importantes por serem do partido liberal e não porque fluem de uma capacidade.

Harjit Sajjan, que assume o cargo de Ministro da Defesa Nacional, ex-soldado e veterano de guerra afegão, teve seu nome na mídia após ter exagerado o papel do país na Operação Medusa, uma batalha fundamental envolvendo as Forças Canadenses no Afeganistão em 2006. O fato é que o ardo envolvimento dessa guerra só desencadeou muitos problemas as quais Sajjan estavam no meio, sendo ela a duvida se ele enganou os membros do Parlamento quando culpou o governo anterior (que era um governo conservador) de cortar os benefícios ficais disponíveis para os soldados canadenses no Kuwait. Todo esse mistério por trás dos atos de Harjit está levando a uma votação, que mesmo sendo simbólica no momento e com poucas chances de ser aprovada, pede a renúncia de Harjit Sajjan de seu cargo atual.

A porta-voz de Sajjan disse que ele fará um pronunciamento falando do caso e que embora a oposição opte em se concentrar em um erro no qual o ministro já se desculpou, o governo atual liberal se concentra em produzir resultados para os canadenses.

Para saber mais sobre o First Past -The Post e sobre sua reforma:

Para saber mais sobre o caso de Harjit Sajjan:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s