Análise da Semana

México – Análise da Semana

Marta Nunes

A circulação de jornais no México depende da província onde o leitor está. As quatro principais redes de televisão mexicana atingem 75% da população local, entre elas, a grande Televisa, famosa por sua relação com o SBT no Brasil e a produção das novelas mexicanas.

Devido à proximidade com as eleições mexicanas, os principais jornais estão informando propostas de candidatos, com foco na questão da educação, saúde e segurança (o México possuí altíssimos índices de violência em determinadas províncias) e prospecções para o cenário eleitoral. Perfis dos candidatos também estão traçados, apontando acusações de enriquecimento ilícito, e um histórico de vida dos candidatos.

Os jornais on line do México, apresentam um perfil talvez menos sensacionalista que o visto no Brasil, as notícias giram em torno dos mais variados temas, até mesmo nas páginas iniciais dos periódicos. A preocupação com a instabilidade climática do México, divide grande espaço com esportes, principalmente o futebol, esporte que os mexicanos valorizam muito. Os sites não recebem o mesmo nível de atualização dos portais brasileiros, que em questão de minutos apresentam novas manchetes.

Nos periódicos, as seções se dividem basicamente entre nacionais, mundiais e norte americanas. O que aponta a preocupação e o interesse dos mexicanos em acompanhar a política do seu vizinho e maior parceiro (em uma relação de dependência) com os EUA. A Era Trump deixa sua marca e é acompanhada de perto pelo país.

As eleições da França, tão comentadas nos outros países não recebeu tanto destaque na imprensa mexicana, talvez pelo fato do principal interesse, e preocupação, ainda se concentrar na relação México-EUA.

O site do governo mexicano é constantemente atualizado com as mais diversas informações. Devido à proximidade com o período eleitoral mexicano, o site apresenta um aviso de alteração em suas publicações, para evitar o risco de campanha eleitoral indevida (fato que já vem sendo apontado de forma especulativa por alguns periódicos). Desde o perfil de personalidades mexicanas, a informações comerciais, culturais, e dicas de como aproveitar o país. O twitter oficial do país apresenta um caráter mais aberto em relação a comunicação, trazendo notícias de esportes, música, moda e dicas culinárias. O perfil do governo mexicano traz principalmente notícias climáticas, reuniões governamentais, e outros eventos políticos importantes do México. Enrique Peña Nieto, presidente mexicano, utiliza sua conta privada nas redes sociais para fazer breves analises de seu governo, informando parcerias e diretrizes de política externa do país, inclusive parabenizando outras lideranças globais (caso das eleições sul coreana). Embora muito ativo nas redes sociais, o governo mexicano evita apontar em suas redes sociais questões polemicas, e não apresenta grandes interações com seus seguidores, não havendo respostas para perguntas feitas pelas redes sociais.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s