Análise da Semana

Paraguai e o Mundo

Heloysa Ramos Santana

O Paraguai possui diversos sites oficiais e governamentais, a maioria, se não todos, possuem uma sessão de publicação de notícias relacionadas a assuntos de interesse, atualizadas com certa frequência. Darei destaque para o site da Agência de Informação do Paraguai (http://www.ip.gov.py/ip/) que também possui uma rádio nacional, e ao Ministério das Relações Exteriores, que além do site conta com página no Facebook, Twitter, Flickr, Soundcloud e canal no Youtube.

Para iniciar um balanço dos acontecimentos recentes, o Ministro da Indústria e Comércio, Gustavo Leite, firmou um convênio de intercâmbio de tecnologia com Andaluzia (Espanha), entre o que foi acordado está: o intercâmbio de tecnologia, fomento da atividade empresarial, de inovações e novas empresas e o desenvolvimento de parques tecnológicos.

Em Marrocos, o embaixador do Paraguai no país, Oscar Rodolfo, se encontrou com o presidente do Conselho Constitucional de Marrocos, Said Ihrai, tendo vistas especialmente as áreas de cooperação e intercâmbio entre as instituições judiciais. Said Ihrai até convidou o presidente da Corte Suprema de Justiça do Paraguai, Luis María, para visitar Rabat a fim de estreitarem vínculos.

Na América do Sul, delegações dos países que compõe o Mercosul se reuniram em Buenos Aires para promover a cooperação e integração e os governos paraguaio e argentino firmaram no dia 4 de maio uma ata de entendimento para o ordenamento econômico e financeiro da Entidade Binacional Yacyretá.

O Paraguai foi elogiado por Filippo Grandi, que integra a ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), por ter sido recentemente incorporado ao Comité Executivo. Atualmente o Paraguai abriga 200 refugiados e solicitantes de asilo de cerca de 10 países.

Foi realizado no Paraguai um Seminário Internacional para expor as ações do governo no processo de integração a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O Ministro das Relações Exteriores, Eladio Loizaga, abriu o seminário e seguiu mencionando o organismo internacional e os feitos econômicos e administrativos do país. O Paraguai possui um plano de desenvolvimento o “Paraguai 2030”, e recentemente foram adotadas leis que favorecem as alianças público-privadas, os investimentos e a responsabilidade fiscal.

Para saber mais sobre a ACNUR:

Para saber mais sobre a OCDE:

Para saber mais sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento do Paraguai:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s