Resenha Cultural

A História das Coisas – Documentário

Athilio Silva dos Santos

Uma Reflexão Sobre o Consumo Humano

Neste documentário, a ativista Annie Leonard, busca apresentar por meio de desenhos e charges uma crítica as tais “coisas” que seriam o modo de vida capitalista contemporâneo e a forma que as pessoas vivem nele. Para isto, Annie, viajou por diversas regiões do planeta e analisou os processos ditos como lineares de extração, produção, consumo e descarte das coisas nas sociedades, contudo chega a conclusão que não se trata de um sistema linear como parece e sim integrado e complexo. Esse sistema seria finito, ou seja, com um prazo para acabar e não se encaixa como linear pois o mundo é dinâmico e alterações podem vir a acontecer afetando o processo.

O relato de Annie te faz refletir sobre o modo de vida humano dentro do sistema integrado na qual todos estão conectados no planeta. Os domínios das ações deste sistema já não são exclusivos dos Estados, e sim em grande parte das grandes corporações, estas que ditam como o mercado e o consumo deve se comportar para assim ajudar o governo. As empresas possuem princípios como o da competitividade e lucro, que acabam afetando e influenciando o modo de vida das sociedades. O consumo passa a ser o principal foco do sistema para para gerar lucro, cria-se nas pessoas um prazer momentâneo em torno das compras.

No vídeo, será possível ver que as pessoas chegaram ao ponto que compram mais do que realmente precisam e que cada vez é mais perceptível que não temos tempo livre para aproveitar ou relaxar. Trabalhamos para comprar e as mídias nos mostram que nunca é o suficiente. Seria este então um sistema em crise? Segundo Leonard, se continuarmos neste ritmo as possibilidades de crises são enormes, contudo a em todos os processos da cadeia produtora pessoas trabalhando com intervenções para amenizar e inverter a lógica do sistema.

No documentário vemos quais as atitudes que já estão acontecendo, mas o fato é que as coisas só vão mudar quando as pessoas mudarem, o antigo sistema também foi criado, não é algo que precisamos conviver, sendo assim é possível mudar novamente.

Documentário completo legendado:

Documentário completo dublado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s