Relações Exteriores

Quem é o Ministro das Relações Exteriores do Brasil e o que ele fez durante a semana?

Kayque Ferraz Costa

Antes de apontar os acontecimentos dos últimos dias, hoje vou apresentar um breve histórico da carreira do Ministro das Relações Exteriores do Brasil.

Aloysio Nunes. Este é o seu nome. Começou sua vida acadêmica estudando direito e ciências socais na USP. Na Universidade de Paris, cursou economia política e fez mestrado em ciência política. Entre 1983 e 1987, foi deputado estadual pelo PDMB e deputado federal entre 1995 e 1999. Trocou de partido e foi eleito também deputado federal em 1998 e 2002 pelo PSDB.

Ministro da Justiça em 2001 e 2002 (governo FHC), senador de 2013 a 2015, Aloysio Nunes ocupou o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores em 2015. No ano de 2016 foi líder no governo Temer, chegando ao cargo de Ministro das Relações Exteriores em março deste ano.

Ministro Aloysio Nunes

Este é o nosso ministro. Os acontecimentos da semana se resumem em sua viagem à África, como eu havia apontado para vocês semana passada. O descolamento do ministro até o continente africano visa fortalecer alguns projetos de cooperação.

Na Namíbia, foram discutidas ideias sobre políticas para erradicação da pobreza, defesa, segurança e investimento entre MERCOSUL e SACU (União Aduaneira da África Meridional). Em Botsuana, um acordo para a criação de mecanismo de consultas foi assinado e discussões foram feitas acerca da alimentação escolar, agricultura familiar, indústria farmacêutica, pesquisa agropecuária, mas o foco foi no setor industrial.

Em Malawi, a ampliação da cooperação no setor agrícola foi o grande tema, mais especificamente a produção de algodão. Acordos de facilitação de negócios tanto para o campo público, quanto para o privado também foram assinados. Em Moçambique, onde ainda se encontra (pelo menos até o dia de hoje 13/05), o ministro participou de debates sobre as relações bilaterais e multilaterais que envolvem os dois países. Os assuntos foram diversos, sendo eles: setor agrícola, produção de têxteis, pneus, vidro, madeira processada, frango brasileiro, aquecimento global, instituições de governança global, etc. Os países assinaram três acordos, entre os quais destaca-se o memorando entre os dois governos e o Banco Mundial para promoção de cooperação em meio ambiente, gestão de recursos naturais e desenvolvimento rural.

É necessário dizer também que o MRE emitiu uma nota no dia 12/05, repudiando o atentado em Mastung, Paquistão, prestando condolências às famílias e solidariedade ao governo paquistanês.

Enfim, é isso. Até semana que vem!

Para saber mais:

O site no MRE não tinha sito atualizado com as informações acerca da viagem do ministro à África. Porém na página do facebook foram feitas diversas postagens sobre o assunto. A saber:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s