Relações Exteriores

Quem é a Ministra das Relações Exteriores do Canadá e o que ela fez durante a semana?

Júlia Vilela Fernandez

Em fevereiro de 2015, meses antes das eleições do Canadá, o antigo ministro das relações exterior, John Baird, renunciou o cargo sem dar detalhes sobre o motivo da sua saída, com seus 45 anos, na época, e com seu apoio ao lado conservador, Baird saiu totalmente da política e não se envolveu mais até então. Após sua saída, Stéphane Dion – liberal, assumiu o papel de ministro das relações exterior até janeiro de 2017 onde o primeiro ministro Justin Trudeau nomeou Chrystia Freeland, também do seu partido liberal, como nova ministra das Relações Exteriores.

Chrystia Freeland, jornalista e escritora, já escreveu dois livros: The Inside Story of the Second Russian Revolution (2000) e Plutocrats: The Rise of the New Global Super-Rich and the Fall of Everyone Else (2012). Em 2013, ela deu uma palestra do TED sobre desigualdade de renda global em cima do assunto de seu segundo livro.

Ministra Chrystia Freeland

Freeland foi eleita, em novembro de 2013, como membro do parlamento em uma eleição parcial e reeleita em outubro de 2015 (mesmo ano em que o primeiro ministro Justin Trudeau foi eleito). Atuou entre novembro de 2015 á janeiro de 2017 como 18° Ministro do Comércio Internacional do Canadá. Até ser chamada para ser Ministra das Relações Exteriores do Canadá.

Sobre a relação econômica com os Estados Unidos, a chanceler Chrystia disse que será dura e forte nos interesses econômicos Canadá e EUA, principalmente pelo NAFTA, criticando o comercio anti-canadenses de Donald Trump. Ela teve uma reunião com secretario de comércio dos Estados Unidos para falar sobre os acordos e disse estar otimista já que vários avanços foram feitos, mesmo após á critica de Trump sobre as politicas leiteiras e madeireiras do Canadá, afirmando que os vizinhos precisam da madeira do país, já que sua propria indústria não consegue atender a demanda doméstica.

Para saber mais sobre a saída de John Baird:

Para saber mais sobre Chrystia Freeland:

Para saber mais sobre a relação Canadá – EUA:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s