Relações Exteriores

Quem é a Chanceler da Venezuela e o que ela fez durante a semana?

Vinícius Silva

A advogada Delcy Rodriguez assumiu o Ministerio del Poder Popular para Relaciones Exteriores em 26 de dezembro de 2014 no governo de Nicolá Maduro. Mas, anteriormente, já havia ocupado diversos cargos públicos durante a administração chavista por ser líder estudantil e filha de Jorge Rodríguez, fundador da Liga Socialista de Esquerda.

Chanceler Delcy Rodriguez

Delcy é braço direito do presidente Nicolá Maduro e é conhecida por suas declarações polêmicas nas reuniões multilaterais e em sua conta no Twitter. No plano externo, Delcy Rodríguez é um dos rostos do governo Maduro. Ela costuma criticar com frequência os atuais governos dos países membro do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Em uma reunião da Organização de Estados Americanos (OEA), neste mês, em Washington, a chanceler qualificou o secretário-geral do organismo, o uruguaio Luís Almagro, de “mentiroso” e “traidor” por defender uma agenda pró-intervenção no país sul americano.

Ainda em seu twitter, a chanceler critica os Estados Unidos sobre a possibilidade de intervenção norte-americana no país: “A Venezuela não é um problema dos Estados Unidos”. Em outro post ela enfatiza que os Estados Unidos são a principal causa da violência letal e da fome no mundo.

Além disso, uma declaração recente da ministra foi que o Brasil é uma “vergonha mundial” e que o “golpe contra Dilma trouxe um retrocesso econômico para o país”. Em resposta às declarações, o chanceler brasileiro Aloysio Nunes respondeu que ela “não tem muita importância”.

O clima entre a chancelaria venezuelana e brasileira não é dos mais amistosos. No último ano houve um enfraquecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Assim que instalado, o governo Temer já propôs medidas que pressionam a saída do país sul americano do Mercosul, praticando inúmeras denúncias sobre violação de direitos humanos e da cláusula democrática da Organização Internacional.

Continuaremos acompanhando de perto as declarações da chanceler venezuelana e seus posicionamentos firmes. Talvez, dessa forma, possamos compreender melhor a postura internacional do governo Maduro e a crise que vem se instaurando no país.

Para saber mais:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s