Relações Exteriores

Quem é o Ministro das Relações Exteriores do Paraguai e o que ele fez durante a semana?

Heloysa Ramos Santana

Desde agosto de 2013, quando o atual presidente Horacio Cartes tomou posse, Eladio Loizaga, 68 anos, é o Ministro das Relações Exteriores do Paraguai. Diplomata e advogado, o Ministro tem um currículo extenso e diversificado, iniciando sua carreira política em 1967 quando entra no Departamento de Organismos, tratados e Atos Internacionais do MRE. Se atentando ao fato que a ditadura Stroessner durou até 1989, neste ano que a encerra, Loizaga se tornará o Chefe de Gabinete do Presidente da República e é eleito deputado pelo Partido Colorado, sendo esta sua filiação até hoje. O Ministro também já foi o Embaixador do Paraguai na OMC em 1995 e na ONU de 2001-2009.

Ministro Eladio Loizaga

Ao acompanhar as notícias esta semana, nota-se que a página do MRE foi basicamente ocupada por notícias sobre a comemoração do 206º aniversário da Independência Nacional. As festividades ocorrem todo ano no dia 15 de maio, tomando lugar não apenas no país, mas como (salvo suas devidas proporções) nas embaixadas e até mesmo em Campo Grande. Loizaga participou dos atos oficiais e foram recebidas cartas de felicitações vindas do Chanceler russo Sergei Lavroo, Putin, Trump e do Papa.

Um acordo com Portugal sobre a transferência de pessoas condenadas foi firmado, abrindo a possibilidade dos presos cumprirem pena em seus respectivos países de origem. Além do marco de cooperação jurídica, os países conversaram sobre o avanço do Acordo Mercosul-União Europeia. Loizaga afirmou que o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo se mostrou disposto em acompanhar o processo negociador, ressaltou que existem temas sensíveis, como o agrícola, mas que a esperança é com a ascensão do novo presidente da França, Emmanuel Macron, a política agrícola possa ser também incorporada e enfatizou que há uma “força” dos países União Europeia para continuar avançando, devido a incerteza que foi criada sobre os acordos comerciais com os EUA.  O esperado é que as negociações ocorram no fim do ano, vale a pena ficar ligado!

Por fim, o Paraguai assinou com o Chile 11 projetos para 2017-2018, marcando a terceira reunião da Comissão Mista de Cooperação Técnica e Científica Bilateral, celebrada em Asunción. Os projetos contribuem para o fortalecimento das instituições e em atingir os objetivos do país, como superar a pobreza e maior inclusão.

Entrevista de Loizaga para CNN sobre Relações com o México e Mercosul:

Para saber mais sobre o Acordo Mercosul-União Europeia:

 

REFERÊNCIAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s