Relações Exteriores

Quem é o Ministro das Relações Exteriores de Moçambique e o que ele fez durante a semana?

Felipe Rafael Alves Matos

Oldemiro Júlio Marques Balói nasceu em em 9 de abril de 1955 na cidade de Maputo. Iniciou a carreira estudantil em Lourenço Marques na escola primária João de Deus em 1966. Em 1975 concluiu o ensino secundário e em 1984 obteve o grau de bacharelado em economia pela UEM. É um político moçambicano e trabalha para o governo de Moçambique como Ministro de Relações Exteriores desde 2008.

Oldemiro Balói foi Vice-Ministro da Cooperação no início da década de 90, posteriormente, Ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo de 1994 a 1999. Foi membro do Conselho de Administração dos Diretores no Millennium-BIM (Banco Internacional de Moçambique). Em 10 de março de 2008 foi nomeado Ministro de Relações Exteriores, substituindo Alcinda Abreu.

Ministro Oldemiro Júlio Marques Balói

Eis uma notícia recente de Oldemiro em solo brasileiro: Ministro Baloi foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

No dia 11 de maio Baloi teve a honra de ser condecorado com a Grã Cruz, que é atribuída a altas autoridades estrangeiras que promovam o estreitamento dos laços de amizade e cooperação entre o Brasil e seus parceiros internacionais. E o que é a condecoração da Grã- Cruz? Pois bem, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul originou-se da extinta Ordem Imperial do Cruzeiro, instituída por Decreto de 1º de dezembro de 1822 de D. Pedro I, para assinalar de modo solene a sua Aclamação, Sagração e Coroação como Imperador Constitucional do Brasil e seu Defensor Perpétuo e em alusão à posição geográfica do país, sob a Constelação do Cruzeiro e também em memória do nome – Terra de Santa Cruz – dado ao Brasil por ocasião de seu descobrimento.

De acordo com o Ministro Baloi, que falava à imprensa logo após a condecoração, a outorga desta distinção, materializa o reconhecimento das sucessivas lideranças do Brasil, do compromisso das lideranças de Moçambique, com a contínua consolidação de uma relação de amizade e fraternidade entre os nossos dois povos.

Para saber mais:

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s