Informações básicas

Reino Unido – Informações Básicas

Gabriel Carravetta Rodrigues

Localizado em frente à costa noroeste do continente europeu, o Reino Unido é um estado soberano insular, constituído pela Inglaterra, o País de Gales, a Escócia (que, em conjunto, formam a Grã-Bretanha) e a Irlanda do Norte. O estado é cercado pelo oceano atlântico, com exceção da Irlanda do Norte, sua única fronteira terrestre. Possui uma superfície de 248.528km², o que corresponde a 2,9% do território brasileiro, com um PIB de 2,569 bilhões de euros e uma população de 64,8 milhões de habitantes.

O Reino Unido é uma monarquia parlamentar constitucional, que é governado, na prática, por um sistema bipartidário compondo-se pelo Partido Conservador e o Partido Trabalhista, mas mesmo assim uma forte influência do Partido Liberal Democrata.

O poder executivo é exercido pelo monarca ou chefe de estado (atualmente, a Rainha Elizabeth ll), que designará o primeiro-ministro como seu chefe de governo, que, por sua vez, será o responsável por presidir e coordenar os encontros ministeriais e indicar os demais ministros do governo.

O poder legislativo é composto pelo Parlamento Britânico, que abrange a Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes, e o Parlamento Escocês, que envolve a Assembleia Nacional de Gales e a Assembleia da Irlanda do Norte.

A política externa britânica é regulada pelo Escritório das Relações Exteriores e da Commonwealth (Foreign and Commonwealth office), contudo, o Monarca também participa de grande parte das funções diplomáticas, como visitas a países e reuniões de cúpula.

O principal assunto atual da política externa britânica se dá em torno do referendo popular de 2016 que aprovou a sua saída da União Europeia, bloco de integração regional que o país havia entrado num período pós Segunda Guerra, em 1973, buscando, basicamente, cooperação econômica e paz. Tal fato preocupou os demais países da União, dada à possibilidade de ocasionar um efeito dominó”, além de, internamente, ter resultado na renúncia do primeiro-ministro David Cameron, que era contra a saída, e na subsequente eleição de Theresa May.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s