Fronteiras e Imigrações

Uruguai – Movimentos Migratórios: História e Atualidade

Ana Letícia Palacio Hortolani

Desde o início de nossos estudos acadêmicos conhecemos o Uruguai como um país da América Latina que faz fronteira com o Brasil ao Sul e pela famosa Guerra da Cisplatina ocorrida na década de 1825 entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio de la Plata.

Por muito tempo houve uma disputa pela região que hoje conhecemos como Uruguai, mas atualmente vemos que os povos fronteiros que vivem nessa área absorveram grande parte da cultura uma da outra, por muitas vezes tendo como dialeto o famoso “portunhol”, e desta forma, mantendo uma relação harmoniosa.

Para viajar para o Uruguai, os brasileiros só precisamos de um documento como o RG ou carteira de motorista. Em relação a outros nacionais é necessário verificar se há algum acordo de livre circulação ou quais são os requisitos para se conseguir um visto para o Uruguai.

De acordo com a lei n° 19.254 do Uruguai de dezembro de 2002, os nacionais dos países membros do MERCOSUL podem ter acesso à residência permanente no Uruguai através de um trâmite simples e rápido. Há também um acordo entre o governo uruguaio e o governo brasileiro sobre a permissão de moradia, estudo e trabalho aos povos fronteiriços entre o Uruguai e o Brasil em seu anexo firmado em agosto de 2002.

A imigração para o Uruguai vem crescendo cada vez mais não só por conta da estabilidade política e econômica do país, mas também pelo elevado IDH que vem apresentando nos últimos anos. Essa vinda de estrangeiros ao país só tende a crescer devido à instabilidade de alguns países da América Latina, o que pode ser bom para o país que registou um baixo crescimento populacional entre 2003 e 2011.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s