Análise da Semana, Política Externa

Acontecimentos Recentes na Política Externa do Brasil

Kayque Ferraz Costa

Trago esta semana acontecimentos recentes da política externa brasileira. Alguns não ocorreram na semana passada e sim anteriormente. Porém, só foram divulgados nos sites oficiais nos últimos dias. Vamos lá…

Brasil e Emirados Árabes Unidos (EAU) discutiram no dia 17 em Brasília, possibilidades para aumento de investimentos e comércio bilateral. A embaixadora, Hafsa Abdula Al Ulama, afirmou que há interesse dos EAU em firmar com o Brasil um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos. O ministro Marcos Pereira disse que as Zonas de Processamento de Exportação são potenciais áreas para novos investimentos dos EAU no Brasil para empresas que queiram produzir e exportar para o Mercosul e região.

Entre os dias 10 e 19 de maio, a Embaixada do Brasil em Londres promoveu uma série de eventos chamada “Think Brazil” com a intenção de fortalecer os laços e divulgar possibilidades de negócios entres os dois países. Foram 22 eventos nas áreas de política, economia, direito, ciência, cultura, educação e negócios, nas cidades de Londres, Oxford e Manchester.

Em 17 e 18 deste mês, uma delegação do Ministério da Educação visitou a Finlândia para dar seguimento ao projeto “VET – Professores Para o Futuro”. O VET visa a melhoria do processo de formação na área técnica e integração com pesquisa aplicada. Em agosto, 20 desses profissionais voltarão ao país para preparar, junto aos finlandeses, um modelo de formação de professores para escolas técnicas, inspirado na experiência finlandesa, mas adaptado à realidade brasileira.

Foi apresentado na última reunião do Conselho Geral da OMC um documento para criação de um grupo de amigos das Micro, Pequenas e Médias Empresas na Organização Mundial do Comércio. O objetivo é a facilitação e o aumento das exportações de empresas de países como o Brasil. A Argentina também está na coordenação do grupo que conta com o copatrocínio de Brunei Darussalam, Chile, Colômbia, Costa Rica, Filipinas, Guatemala, Malásia, México, Panamá, Paraguai, Peru, Rússia, Singapura, Suíça, União Europeia, Uruguai e Vietnam.

Também aconteceu nos dias 25 e 26 o evento de comemoração aos 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A Agência é responsável por coordenar os programas e projetos de cooperação técnica, no âmbito da política externa brasileira. Para comemorar, a FUNAG publicou a obra “30 Anos da ABC: Visões da Cooperação Técnica Internacional Brasileira”, organizada pelo diretor da Agência, embaixador João Almino, e pelo presidente da FUNAG, embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima.

Enfim, é isso. Até semana que vem.

O download do livro pode ser feito por meio deste link:

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s