Análise da Semana, Política Externa

Acontecimentos Recentes na Política Externa da Argentina

João Galdino D. Rodrigues

Bem, começaremos no dia 13, dia em que o presidente Macri foi à China, para um projeto de Cooperação Internacional considerado ambicioso, o Fórum BRF (Em Inglês), neste projeto estão envolvidas conectividades em infraestrutura, em comunicação e intercâmbios baseadas na Antiga Rota da Seda. As reuniões aconteceram no dia 14 e 15, e somente Macri e Bachelet (Chile) foram os convidados sul-americanos. Deixarei um link do site do Fórum.

Ainda nesta linha, Macri continuou na China, e fez reuniões nos dias 16 e 18 à Xi Jinping (China) para a formação de uma Associação de avanços em infraestrutura, transporte, energia, além de, uma comemoração dos 45 anos de relações diplomáticas entre os países.

Presidente Mauricio Macri, desembarcando na China

Neste meio tempo entre as reuniões do BRF e da “Associação”, Macri deu uma rápida passada nos Emirados Árabes Unidos, no dia 14. A visita se deu para alargar a cooperação entre os países, principalmente segurança alimentar, mas também foram tratados assuntos como transportes, energias renováveis, ciência e tecnologia, um claro aumento da cooperação já existente entre eles. Ressalta-se que Macri alguns deputados e governadores para esta reunião.

No dia seguinte, 15, aconteceu o 17º Foro Internacional de Doha, em que esteve presente o subsecretário de Relações Internacionais, Zlauvinen, para tratar de desenvolvimento, estabilidade e principalmente a crise de refugiados; ressalta-se, desta reunião, a visita ao Ministro de Assuntos Exteriores, para a primeira reunião de consultas políticas entre Argentina e Qatar, onde foram tratados assuntos como transporte aéreo, energia, educação e cultura, academias diplomáticas, saúde e esportes.

No dia 17, foi a vez de Malcorra ir à China, enquanto Macri ia ao Japão. Na China, a Chanceler somente reafirmou a relação, afirmando os avanços, como o BRF, e, como isso pode ser benéfico ao Mercosul e à Unasul – Wang Yi, o Ministro de Assuntos Exteriores Chinês também reafirmou temas de cooperação para cultura, defesa, meio ambiente e agricultura. No Japão, entre os dias 18 e 20 Macri se reuniu a Shinzo Abe (Japão), “comemorando” 120 anos de relações diplomáticas, inauguraram um Foro Econômico, além de discutirem acordos sobre o comércio. No fim do texto há um link com todos os assuntos discutidos.

Desse todo, Malcorra fez um balanço geral sobre a visita na Ásia. Ela também viajou ao Japão, no dia 19. Ela considera uma alternativa, novas possibilidades à novos mercados, pois, segundo ela, o mercado pode ter problemas e ter alternativas dá tranquilidade para não haver choques e impactos na economia. Ela ainda ressalta que em 5 semanas esteve com Trump, Xi Jinping, Shinzo Abe, Matarella (Itália). Para encerrar, a Chanceler falou sobre a situação dos países da Região, a crise que afeta o Brasil, a grave crise que afeta a Venezuela, e a visita ao Equador, e ao presidente eleito, Lenín Moreno.

Para saber mais:

Sobre o Foro BFR, ou OBOR (Em espanhol):

Sobre o que foi discutido na visita ao Japão:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s