Análise da Semana, Política Externa

Acontecimentos Recentes da Política Externa do Paraguai

Heloysa Ramos Santana

O embaixador da Espanha, Diego Terrelos, foi condecorado pelo governo paraguaio pelo fim da sua missão diplomática no país. Os dois Estados cooperaram em diversos campos, como a economia, comércio, investimentos, educação e cultura e os empresários espanhóis passaram a demonstrar interesse no Paraguai devido ao crescimento da economia e seus índices macroeconômicos, sendo as áreas de infraestrutura, engenharia civil e indústria os preferidos para atuação. Além disso, importantes acordos bilaterais foram firmados, como o da Seguridade Social, que beneficia a grande quantidade de Paraguaios vivendo na Espanha, que agora podem receber a pensão no Paraguai.

Em Assunção foi realizada um reunião de networking empresarial com presidentes e diretores de mais de 150 empresas membros da rede LIDE do Paraguai, Brasil e do mundo. A LIDE, fundada no Brasil, é tida como um exclusivo e prestigioso grupo privado de CEO’s e presidentes de grandes companhias. A reunião amplia as possibilidades futuras de acordo e condiz com os esforços do Paraguai de se desenvolver e industrializar.

Na reunião da OEA em Washington D.C no dia 31 de maio, o Ministro das Relações exteriores, Eladio Loizaga fez um discurso em referência a Venezuela. O Ministro lastima o quadro de crise e mortos da Venezuela após um ano de instabilidades. Ressalta que todas as disposições da Carte Democrática Interamericana devem ser cumpridas pelos países sem exceções e também lamenta que a última alternativa do governo da Venezuela seja seu isolamento, mas tem confiança que a o diálogo e as negociações conduzam a um acordo político amplo que possa restaurar as ordens democráticas, paz social e o bem estar da nação.

Por fim, Santiago Peña anunciou que irá renunciar ao cargo de Ministro da Fazenda de modo que sua candidatura a presidência possa se oficializar. Peña tem 38 anos, é economista e já trabalhou no Banco Central e no FMI. No momento é filiado ao partido Colorado e sua candidatura possui o apoio do atual presidente Horacio Cartes, já que ambos possuem uma linha política semelhante. As eleições para Presidente da República ocorrem em abril de 2018 e as primárias do partido em dezembro deste ano.

Para saber mais sobre as eleições de 2018:

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s