Análise da Semana, Política Externa

Como foi a semana da Política Externa do Peru?

Pedro Henrique Gonçalves

Vamos aos principais acontecimentos na política externa dos nosso vizinhos peruanos que rolaram durante essa semana?

Como estávamos dizendo na semana passada, o presidente peruano Pedro Kuczynski viajou até a França para se encontrar com o novo presidente francês, Macron e depois viajou até a Espanha para se encontrar com chefe de governo espanhol e com o Rei Felipe VI. Pois bem, o presidente voltou para o Peru esta semana e durante um pronunciamento declarou que sua passagem pelo continente Europeu foi muito exitosa.

Em Paris, o Kuczynski anunciou que o novo presidente francês aceitou seu convite para realizar uma visita oficial ao Peru em Setembro de 2018. Macron falou sobre isso, “o Peru, é um país sócio muito importante, temos uma série de temas que trabalhamos em conjunto e seguiremos assim, colaborando juntos.”. Ainda em Paris, o presidente peruano aproveitou sua visita para participar do Foro Econômico Internacional da América Latina e do Caribe, onde o chefe de Estado manifestou que a América Latina precisa crescer entre 5% e 6% ao ano, para recuperar o tempo perdido e gerar mais postos de trabalhos para mulheres e jovens.

O Peru demonstrou através da visita em Paris, o seu interesse em participar da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Kuczynski se encontrou com o secretário geral da Organização (que tem sede em Paris) para tratar do assunto.

Agora, em Madrid, o presidente peruano anunciou que as empresas espanholas que atuam hoje no Peru incrementem seus fluxos de investimento no país.

Terça-feira agora (13/06), o Peru, que já a longa data vem debatendo internamente a questão da corrupção e o tráfico de drogas (vale a pena ler os textos de algumas semanas atrás sobre o Peru para acompanhar), porém sem sucesso efetivo, pôde passar a contar com a ajuda dos Estados Unidos; o Secretário de Estado e Assistente para Assuntos Internacionais e Antinarcótico, William Brownfield declarou apoio ao país andino e colocou os Estados Unidos como um “sócio aliado” do país nessa luta contra a corrupção e as drogas. Essa declaração e apoio surgiram recentemente após a visita da Ministra da Justiça peruana visitar os norte-americanos.

O Peru segue sua semana de política externa bem agitada porém sem grandes dificuldades. Semana que vem estamos de volta!

Para saber mais: 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s