Análise da Semana, Política Externa, Relações Exteriores

Acontecimentos Recentes da Política Externa Brasileira

Kayque Ferraz Costa

Nos últimos dias, participamos de alguns eventos internacionais interessantes. Let’s take a look…

Entre os dias 13 e 15, o Brasil esteve presente na 10ª Conferência dos Estados Partes da Convenção da sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, na sede da ONU em Nova York. Na reunião, foram assinados acordos de cooperação na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência com o Chile, a Colômbia e o México.

Ocorreu também a 1ª Rodada de Negociações entre os estados da EFTA (European Free Trade Association) e do MERCOSUL sobre um Acordo de Livre Comércio. As partes realizaram intercâmbios de informação produtivos em várias as áreas, incluindo: comércio de bens; regras de origem; facilitação de comércio e cooperação aduaneira; medidas sanitárias e fitossanitárias; comércio de serviços; barreiras técnicas ao comércio; propriedade intelectual; compras governamentais; comércio e desenvolvimento sustentável; defesa comercial; investimento; concorrência e disposições horizontais, legais e institucionais.

Entre 12 e 14 de junho, em Brasília, representantes do Brasil e México encontraram-se na VI Reunião Negociadora para a Ampliação e o Aprofundamento do Acordo de Complementação Econômica Nº 53 (ACE-53) tendo como objetivo alcançar uma ampliação significativa do universo tarifário com preferências no âmbito do Acordo, com a inclusão de novos produtos agrícolas e industriais.

O Ministro Aloysio Nunes, em viagem à China, cumprirá uma agenda bilateral com país na 2ª sessão do Diálogo Estratégico Global Brasil-China (DEG) entre 16 a 20 de junho. Os dois Estados buscam a oportunidade de intercambiar percepções sobre assuntos das agendas bilateral, regional e multilateral. Na mesma viagem, o ministro irá encontrar os demais ministros das Relações Exteriores do BRICS para discutirem temas da atual conjuntura internacional, bem como a cooperação entre os países do grupo.

Para os próximos dias, agenda internacional brasileira se inicia com a assembleia geral da OEA, entre 19 e 21, com o tema “Fortalecendo o diálogo e a concertação para a prosperidade”.

Nos dias 20 e 21, o presidente Temer estará em viagem à Russia, seguindo para Noruega nos dias 22 e 23. Para o presidente a política externa, junto com as reformas propostas, cumpre um papel importante para a reestruturação do país. Em suas palavras: “Mas ainda há muito por fazer. E nessa empreitada a política externa desempenha papel de relevo. A reconstrução do Brasil passa, necessariamente, por uma maior e melhor integração ao mundo”.

Por fim, para aquele que desejam trilhar a carreia diplomática, o edital o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata foi lançado. Serão 30 vagas e as inscrição acontecem até o dia 10/07. O link do edital pode ser encontrado logo abaixo.

Enfim, é isso.

Até breve.

Para saber mais:

Edital do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s