Análise da Semana, Política Externa, Relações Exteriores

Como foi a semana da Política Externa do Canadá?

Júlia Vilela Fernandez

O Governo do Canadá apresentou hoje uma proposta de legislação que vai reforçar e balancear a segurança nacional e guardar os direitos e liberdade dos canadenses.

O projeto cobre amplas medidas que foram formadas pelos próprios cidadãos, por especialistas e parlamentares durante a consulta pública de outono do ano passado. Em conjunto, o pacote de medidas propostas pelo governo tornará o Canadá mais seguro, suas agências mais responsáveis e as leis mais justas. Algumas delas foram:

  1. Aumentar a responsabilidade e a transparência através da proposta da Agência Nacional de Segurança e Inteligência, um compromisso de seis pontos que foi criado.
  2. Ex-projeto de lei C-51 através das revisões propostas para medidas de redução de ameaças ao abrigo da Lei de Serviço de Inteligência de Segurança do Canadá, emendas ao Código penal, melhorias na  Lei de Viagem Segura e revisões da Lei de Divulgação de Informações de Segurança do Canadá.
  3. Fortalecer a segurança e proteger os direitos propondo atualizações para manter o ritmo das ameaças em constante evolução da modernização da Lei Canadense de Serviço e Inteligência.

O primeiro ministro e o presidente dos EUA, tiveram uma conversa na sexta-feira, dia dezesseis, sobre gastos de defesas e comércio entre os dois países. Os dois líderes observaram a indústria siderurgia norte-americana altamente integrada a madeira serrada canadense, um caso bem peculiar para Donald Trump, que desde de abril critica o modo de venda da madeira serrada canadense nos Estados Unidos. Todos esperam que essa negociação bilateral se resolva antes do final dessa estação, pois logo entrará a discussão sobre o NAFTA.

Hoje, dia vinte de junho é comemorado o Dia Mundial do Refugiado. O Canadá, um país que está de portas abertas para aqueles que fogem de guerra, fez uma declaração para esses que sofrem. Disse o primeiro ministro Justin Trudeau:

No Dia Mundial do Refugiado, honramos a força e a resiliência das milhões de pessoas ao redor do mundo que fogem de conflitos, da insegurança e da perseguição. Nós reconhecemos solenemente as dificuldades que vocês enfrentam, comemoramos as contribuições significativas que vocês fazem para nosso país e reconhecemos a dedicação daqueles que os ajudam”.

O link do discurso completo está logo abaixo. Discurso de Justin Trudeau sobre o Dia Mundial do Refugiado:

Sobre a conversa entre Donald Trump e Justin Trudeau:

Sobre a reforma de segurança nacional do Canadá:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s