Análise da Semana, Política Externa, Relações Exteriores

Como foi a semana da Política Externa do Peru?

Pedro Henrique Gonçalves

Voltamos hoje com mais notícias do que andou acontecendo com nossos hermanos ao longo da semana! Quer dar uma olhada?

Ana Maria Louzada, Ministra da Mulher e Populações Vulneráveis, participou da 47° Assembléia Geral da OEA, e durante sua realização a ministra pediu formalmente aos países participantes, que tomem medidas para aumentar o número de mulheres candidatas a cargos públicos e assim ajudar a luta pela igualdade de gênero.

Desde reuniões anteriores o tema da igualdade de gênero é colocado em pauta mas sem grandes mudanças efetivas nos países. Louzada usou como exemplo a ser seguido, a Bolívia, que incorporou recentemente a sua Constituição uma política de igualdade entre as representações do Parlamento e Executivo além de normas que criminalizam o assédio contra as mulheres; Equador e Argentina também adotaram essas medidas.

Essa semana o jornal El Comércio realizou uma pesquisa em Lima, capital do Peru, a respeito dos venezuelanos que estão saindo de seu país em busca de maiores chances de crescimento e entrevistaram 5 jovens que trabalham como comerciantes de salgados na cidade hoje, vale a pena dar uma conferida no link ao final do texto.

Nesta terça-feira (20/06), Peru, Colômbia e Brasil junto de suas respectivas Forças Aéreas realizaram pela primeira vez um exercício conjunto de interdição aérea na tríplice fronteira, com a finalidade de melhorar as estratégias conjuntas e combater o tráfico ilegal de aeronaves no espaço amazônico principalmente. Esse fato é relevante porque essa ação conjunta entre os 3 países é algo inédito, o projeto almeja implementar um conjunto de radares e aeronaves de vigilância para resgatar o controle da região.

Como parte desse projeto, chamado de “Amazona I”, será realizado também uma ação civil e de desenvolvimento com a população das cidades fronteiriças entre os países, Islândia (Peru) e Tabatinga (Brasil).

O Papa Francisco incluiu o Peru em sua agenda de visitas em 2018 e o presidente peruano ficou muito feliz com a notícia, expressou-se através de sua rede social: En nombre de los peruanos que compartimos la fe católica, agradezco a su santidad el #PapaFrancisco por incluir al Perú en su visita. Lima, Puerto Maldonado y Trujillo serán las ciudades que visitará el Papa del 18 al 21 de enero próximo.

(“Em nome dos peruanos que compartilham a fé católica, agradeço a sua santidade o Papa Francisco por incluir o Peru em sua visita. Lima, Porto Maldonado e Trujillo serão as cidades que o Papa visitará do dia 18 ao 21 de janeiro próximo”).

O governo peruano tem fortalecido nos últimos anos, a sua política de liberalização do comércio e integração global do Peru, por meio de novos acordos como o TPP (Parceria-Trans Pacífico), uma das maiores e mais benéficas em termos de comércio exterior, que envolve 12 países da região Ásia-Pacífico.

Magali Silva, ministra do Comércio Exterior e Turismo declarou: “Este reforço da liberalização do comércio e a assinatura do TPP, estão em linha com o Acordo Nacional, no parágrafo 22, prevê o desenvolvimento de uma política externa baseada no esforço do Estado e do setor privado para alcançar a integração competitiva do país nos mercados internacionais “.

Semana que vem estamos de volta!

Para saber mais:

Para saber mais sobre a entrevista do jornal El Comércio:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s