Cultura, Retrospectiva Histórica

A Formação e Cultura Paraguaia

Heloysa Ramos Santana

Antes dos europeus, o povo guarani habitava a região. “Guaranis” significa guerreiros, e eram um povo seminômade que viviam da agricultura, caça e pesca. Já “paraguái”, na língua guarani, significa “de um grande rio”, se referindo ao rio Paraguai, principal via comercial e que divide o país.

Os europeus chegaram à região por volta de 1515 e em 1537 começou a construção de um forte que receberia o nome Assunção, servindo como ponte de defesa e reabastecimento e, futuramente, como entreposto e fundação para outras cidades da América Espanhola. Com a independência em 1810 das Províncias Unidas de Buenos Aires, o território se viu ameaçado pela intenção do vizinho de unificar a região ao Vice-Reino do Peru, culminando na mobilização dos paraguaios para defenderem seu território, declarando independência em 1811.

A formação da sociedade é considerada mestiça, devido a união de muitas famílias entre europeus e aborígenes, permitindo que a cultura do país fosse marcada pelo intercâmbio e mistura entre ambas as culturas.

O Paraguai possui duas línguas oficiais, o espanhol e o guarani. Com a Guerra do Paraguai e depois a ditadura de Stroessner a divulgação da literatura decresceu, porém a produção literária continuou sendo produzida neste período, em maior parte por autores vivendo fora do país, e hoje retoma forças. Podemos citar nomes como Hérib Cervera e Elvio Romero.

A música paraguaia foi influenciada pelos jesuítas e europeus. Os instrumentos mais populares são o violão e a harpa paraguaia, e os principais gêneros musicais regionais o purahéi e guarania. O país possui um rico repertório folclórico e outro destaque é o artesanato paraguaio. A tradição cultural indígena fundamenta os trabalhos em fibras naturais, madeiras, tapeçarias, cerâmicas, colares e muitos outros artigos.

Para saber mais sobre os guaranis:

Para saber mais sobre o folclore paraguaio:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s