Análise da Semana, Política Externa

Presidente equatoriano manterá asilo a Assange

Francisco Gonçalves

O recém empossado presidente equatoriano, Lenín Moreno afirmou que a pesar de rechaçar as atividades do Hacker, manterá o mesmo aparado em asilo equatoriano na embaixada do pais em Londres. Julian Assange, conhecido por ter fundado em 2006 o website WikiLeaks, especializado em vazar documentos altamente sigilosos.

Mesmo após o arquivamento do caso onde o hacker era acusado de estupro por parte do governo sueco, ainda não é possível que ele circule livremente, pois a polícia britânica declarou que o mesmo poderá ser preso caso deixe a embaixada equatoriana em Londres devido à quebra de sua condicional; e tal prisão poderá acarretar em sua extradição para os Estados Unidos, onde será julgado por ter vazado documentos sigilosos e sensíveis para o governo norte americano.

O governo equatoriano pediu ao Reino Unido que provessem passagem segura de Assange para fora do pais, a resposta veio através da primeira ministra britânica Theresa May, que afirmou que isso se trata de um “caso de polícia”.

Apesar do presidente do Equador ter afirmado categoricamente que rechaça o fato de ser um hacker, Lenín informou que irá permitir que o mesmo permaneça na embaixada do pais na capital britânica sob a condição de exilado, até que o contexto permita sua saída segura do país. Moreno informou que o governo britânico não concordou em conceder o salvo-conduto para que Assange possa deixar a embaixada equatoriana e “deslocar-se ao país no qual deseja residir.

“O senhor Assange é um hacker, é algo que nós rechaçamos. Em forma particular o rechaço, mas volto a afirmar: respeito a condição em que está” afirmou Lenín ao garantir que não irá desrespeitar a condição de asilo outorgada por seu antecessor Rafael Correa em 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s