Análise da Semana

Bolívia – Acontecimentos da Semana

Luisa Silva

Após governo boliviano pagar a multa de cerca de 48mil dólares, os nove funcionários aduaneiros foram libertados e mandados de volta para a Bolívia.  Foram 101 dias de prisão e durante esta semana retornaram ao seu país de origem onde foram recebidos pela população como heróis.

Os funcionários chegaram pela manhã do dia 28 de Julho e pela tarde foram recebidos pelo presidente Evo Morales e outros nomes importantes na governabilidade boliviana. Segundo declarações, os funcionários se dizem felizes por poderem retornar a sua pátria e orgulhosos em lutar contra o contrabando.

Porém as polêmicas sobre o caso continuam, o transportador boliviano Luis Condori afirmou que um dos nove funcionários bolivianos que foram presos na verdade não passa de um contrabandista, na verdade, Arsenio Choque não seria apenas um contrabandista, mas alguém que conhece muito bem a aduana dos dois países e por isso seria o guia dos contrabandistas.

Em nota oficial, a ANB (Aduana Nacional de Bolivia ) declarou oficialmente que reconhece os nomes e cargos de seis funcionários aduaneiros que foram presos no Chile, nesta lista o nome de Arsenio Choque não aparece.

Durante a reunião dos funcionários com o governo boliviano, o capitão Carvajal, um dos funcionários detidos, declarou que agradece ao povo chileno pelo tratamento amigável, e afirma que eles não sofreram maus tratos (como fora declarado pelo governo boliviano anteriormente). Desta forma, concluiu que a culpa da injustiça cometida contra eles foi apenas do governo e não do povo. Por outro lado, Evo Morales fez questão de fazer um discurso mais febril que se iniciou com “nós não temos medo no Chile […] e não vamos nos calar para eles”.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s