Conflitos, Segurança Nacional

Canadá e a “Operação Impacto”

Júlia Vilela Fernandez

A “Operação Impacto” é o apoio das Forças Armadas do Canadá (CAF) contra a DAESH, nome dado em árabe para Estado Islâmico do Iraque e da Síria. Essa operação aconteceu de 2014 a 2016, realizando ataques aéreos sobre alvos terroristas sobre os dois países.

O Canadá desempenha um papel importante no Iraque em apoio à Coalizão Global, no qual a CAF vem se esforçando para melhorar a capacidade de segurança do Iraque, para manter o território e a população segura dos terroristas.

A data final para a “Operação Impacto” é para o final de junho, mas todos esperam que ela seja prolongada já que o papel das forças armadas canadenses tem ajudado muito os iraquianos a lutar contra o Estado Islâmico. Os aviões de guerra canadense com capacidade de bombardeio foram retirados da missão pelo governo liberal no início de 2016, muitos homens e mulheres canadenses continuam na Zona de Guerra para auxiliar no treinamento, reconhecimento, operação médica e vários outros suportes, mas esses soldados canadenses permanecem agora longe da linha de frente da guerra.

Os soldados das forças especiais canadenses estão atuando no treinamento de cerca de 2.600 membros da força de segurança iraquiana, sendo o objetivo de evitar o ressurgimento da atividade de terrorismo quando as forças canadenses realmente se retirarem do país.

A “Operação Impacto” está relativamente bem já que 55 mil quilômetros quadrados da Síria e do Iraque estão livres do domínio do Estado Islâmico, desde que a operação começou há três anos. Por enquanto o foco principal da missão continua em recuperar o máximo de terreno possível e manter o Estado Islâmico longe da população.

Para saber mais sobre a Operação Impacto:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s