Retrospectiva Histórica

História dos Conflitos do Século XX na Argentina

João Galdino D. Rodrigues

Falar ou debater sobre conflitos na América, principalmente na América do Sul, é sempre uma tarefa complicada, pois não somos apresentados a estes durante nossa vida acadêmica, no primário ou no ensino médio, além disso, a não ser que o indivíduo se interesse por temas deste cunho, a distância do conhecimento dos nossos vizinhos é longa. Apesar deste pequeno empecilho, a América do Sul não é lotada de conflitos durante o século XX, provavelmente a maior parte deles, é interna, ou os países que a compõe se aliam a outros em guerras “maiores”.

A Argentina, durante o século XX, teve somente um conflito direto com outra Nação, que foi com o Reino Unido, e só em 1982, na Guerra das Malvinas, que por sinal, também é uma derrota avassaladora que levanta debates até o dia de hoje. Porém, a Argentina inicia o século XX já diante de um conflito militar, o combate se dá contra alguns povos indígenas, como os Guaicurus, também presentes no Brasil, e os Mataco-mataguayossendo que estes povos estavam estabelecidos numa região denominada Chaco Central e Chaco Austral, que hoje se dividem nas províncias de Formosa, majoritariamente, além de Salta, Córdoba e Santa Fé, no centro-norte da Argentina. Estes dois conflitos citados, são os dois únicos do último século que a Argentina se envolveu sem aliados, isso é, sozinha.

Há outros conflitos que merecem ser ressaltados, por exemplo, durante a Segunda Guerra Mundial, a Argentina se juntou aos Aliados contra o Eixo já no último ano de Guerra, em 27 de março de 1945. Outro conflito foi a Guerra do Golfo, no qual a Argentina compunha a longa lista de países presentes na Coalizão, ao lado dos Estados Unidos. E um conflito interno que merece estar listado, são os diversos golpes, e a dura e violenta ditadura, presentes entre 1955 e 1983, até a redemocratização.

Durante a sua maior Guerra do século XX, a última derrota que a República Argentina viveu, ela foi obrigada a retirar suas tropas da Geórgia do Sul (e Sandwich), das Malvinas e de Thule do Sul (Bellingshausen, Cook e Thule). Com quase 1000 argentinos mortos foi um conflito muito destrutivo, além disso, traz discussões até o presente ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s