Conflitos, Retrospectiva Histórica

Histórico de conflitos século XX no Uruguai

Ana Letícia Palacio Hortolani

Sobre a independência do Uruguai e os conflitos territoriais já temos resenha no radar, mas e hoje em dia? Ainda há conflitos entre os países?

Podemos citar como exemplo um episódio entre o Uruguai e a Argentina.  A UPM Paper (antes chamada de Botnia) é uma fábrica produtora de papel de origem finlandesa que começou a funcionar em 2007, instalada na cidade de Fray Bentos, no Uruguai e com a administração compartilhada pelos dois países.

O governo do Uruguai tinha planos para aumentar a produção, planos que não foram bem aceitos pelo governo da Argentina que temia danos ao ambiente da região. Alegando que a fabrica poluía o Rio Uruguai, ambientalistas de Gualeguaychú protestaram contra a UPM e fecharam a ponte que liga um país ao outro. O governo de Cristina Kirchner chegou a dizer que estaria disposta a recorrer ao Tribunal Internacional de Haia por causa dessa situação, dizendo que a fabrica desobedecia o Tratado do Rio Uruguai e que poluía a região. Em sua resolução, a Corte concordou com a alegação de desrespeito ao tratado mas não aplicou nenhuma sanção  ao Uruguai. Esse caso gerou muita repercussão entre os dois países, e é um exemplo de como conflitos podem acontecer por motivos políticos, sociais, econômicos e ambientais.

Um outro caso mais atual é em relação a atual situação da Venezuela, que em desacordo com Nicolás Maduro, fez com que alguns países tivessem um certo clima de hostilidade, foi até mesmo suspenso do MERCOSUL, ato que aumentou ainda mais a pressão em cima do presidente Maduro. Porém, esse é um caso que ainda está em andamento, e em alguns anos poderemos saber como será o fim desse conflito.

Para saber mais acesse:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s