América do Sul, Análise da Semana, Política Externa

Acontecimentos Recentes da Política Externa Brasileira

Kayque Ferraz

Vamos dar uma olhada nos últimos episódios da política externa do Brasil?

No dia 04, o Itamaraty manifestou preocupação sobre o lançamento de mísseis pela Coréia do Norte e conclamou as partes envolvidas a resolveram a situação por vias diplomáticas. No mesmo dia, junto aos demais países do MERCOSUL, o Brasil expressou seu repúdio aos atos de violência ocorridos na Assembleia Nacional da Venezuela. O bloco colocou-se à disposição dos irmãos venezuelanos para auxiliá-los a saírem da crise política, social e humanitária em que se encontra o país.

Na última sexta-feira (07), foram concluídas as negociações do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares. As assinaturas poderão ser feitas a partir de setembro, durante a 72ª Assembleia Geral da ONU. O governo brasileiro, em nota, apontou que: “O engajamento do Brasil em negociações que buscam livrar o mundo de armas nucleares traduz, no plano internacional, o compromisso constitucional do país com o uso pacífico da atividade nuclear. A entrada em vigor do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares constituirá passo fundamental nessa direção, razão pela qual o governo brasileiro conclama todos os países a aderirem ao acordo. ”

Durante a reunião do G20 em Hamburgo, Alemanha, entre dos dias 07 e 08 deste mês, os líderes discutiram soluções aos grandes desafios globais com vistas a construção de um mundo interconectado. A mais alta prioridade do G20 continua sendo alcançar um “crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo”. A reunião resultou em uma declaração que pode ser lida no site do Itamaraty (link logo abaixo do texto).

Por fim, os brasileiros receberam do Comitê do Patrimônio Mundial a UNESCO a notícia de que o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, será inscrito na Lista do Patrimônio Mundial. Em sua decisão, “a Unesco recomenda que o Brasil adote ações especificas para a gestão dos vestígios arqueológicos, para a execução de projetos paisagísticos e para que os visitantes possam ter uma visão holística sobre o Cais do Valongo e o que ele representa. ”

Enfim, é isso.

Até semana que vem.

 Para saber mais:

Declaração dos LÍderes do G20 – Moldando um Mundo Interconectado

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s