ONU, Política Externa, Relações Exteriores

Paraguai e a Relação com a ONU

Heloysa Ramos Santana

O Paraguai possui uma relação ativa com os organismos da ONU, e ainda que seja um país considerado desigual, com índices relevantes de pobreza e corrupção e notícias que acusam violações de direitos, promove avanços e uma maior participação em órgãos internacionais.

A Organização das Nações Unidas está presente desde 1951 no país, e até novembro de 2016, o Paraguai possuía 18 representações da ONU entre agências especializadas, fundos e programas. Como por exemplo, a OIT; a UNICEF, que está no país desde 1972; a FAO, que já possuía projetos em 1966, mas apenas ganhou uma gestão com representação no final de 2002; a OPS, oficina regional da OMS; a ONU para mulheres, visando a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres; e a PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Além disso, o Paraguai é membro do Conselho de Direitos Humanos para o período de 2015 a 2017, e também membro do Comité Executivo do Programa de Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Recentemente, no início de junho, foi inaugurado em Assunção novas oficinas das Nações Unidas. A coordenadora residente da ONU, Cecilia Ugaz, ressaltou que o Paraguai é membro fundador da organização e que acompanha os avanços e desafios dos últimos 71 anos. O chanceler Loizaga também destacou a importância da presença das Nações Unidas no Paraguai para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, valorizando assim a cooperação técnica do organismo.

O desenvolvimento sustentável previsto no PNUD alinha-se com a agenda do Plano Nacional de Desenvolvimento do Paraguai 2030, implementado durante o governo de Horacio Cartes, cuja gestão é puxada para o viés econômico, visto que o tema de desenvolvimento é sempre visto em pauta. Esses crescentes avanços e esforços para a promoção de uma integração ampla e internacional colaboram para a política atual do país e contribuem para a sua tentativa tornar a imagem do país mais atrativa e de alavancar o crescimento social e econômico.

Para saber mais sobre a ONU:

Para saber mais sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável:

REFERÊNCIAS:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s