Conflitos, ONU, Política Externa

Bolívia e a Relação com a ONU

Luísa da Silva Gomes

Desde 1950 há esforços mútuos para que exista cooperação entre a Bolívia e as Nações Unidas. Hoje, no país, existem 15 agências e fundos das Nações Unidas. No dia 12 de Janeiro de 2012 firmou-se o “Marco de Cooperación para el Desarrollo 2013-2017” que tinha como principal foco os Direitos Civis e Políticos, Direitos Sociais e Culturais, Direitos Econômicos e Direitos Ambientais.

Em Junho de 2016 a Bolívia foi eleita como membro permanente do Conselho de Segurança da Onu para o período de 2017 a 2018, o que exprime  a boa relação de integração do país com o órgão, uma vez que tal posição não é concedida para todos os países. Durante o mês de Maio o representante boliviano, Sacha Llorenti, foi nomeado presidente do Conselho de Segurança com duração de um mês.

E é neste mesmo Conselho que a Bolívia tem usado da sua voz para registrar sua posição internacional. O país tem sido conhecido pela insistente “briga” contra os ataques do EUA na Síria, alegando a falta de legitimidade na interferência estadunidense perante as normas do Direito Internacional.

Durante o mês de Abril deste ano, o representante boliviano convocou uma sessão extraordinária no Conselho de Segurança da ONU, para tratar principalmente da utilização de armas químicas no conflito na Síria e apontou que as ações tomadas vão de encontro ao multilateralismo, quando na verdade, deveriam ir ao encontro.

Sacha Llorenti destacou que a atitude dos Estados Unidos viola a carta da ONU (o que seria inconcebível para um Estado membro). Segundo seu próprio discurso “EE. UU. se convierte en el fiscal. en el juez y en verdugo ¿Donde está la investigación que permite determinar objetivamente quién es el responsable de los ataques? Es una violación gravísima al derecho internacional.”” (Os EUA tornaram-se o fiscal, o juiz e o carrasco. Onde está a investigação que permite determinar objetivamente quem é o responsável pelos ataques?).

Assista o discurso completo de Sacha Llorenti durante a sessão extraordinária convocada pelo mesmo:

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s