Análise da Semana, Conflitos, Imprensa Internacional

Atentado na Finlândia deixa dois mortos

Ana Letícia Palacio Hortolani

A Finlândia é conhecida mundialmente por ser um dos países mais seguros para se viver (11º posição segundo o Global Peace Index, 2016). E é por isso que a notícia de um ato terrorista chocou o mundo.

Na sexta-feira (18/08/17), ocorreu um ataque com faca no sudoeste da Finlândia, na cidade de Turku, que deixou seis feridos e dois mortos. Mesmo sem saber se o ataque teve motivação religiosa, assim como o que aconteceu em Barcelona na mesma semana, a segurança dos aeroportos e os policiamentos foram reforçados.

O suspeito é marroquino e havia solicitado refugio no país. Mais quatro suspeitos foram presos, porém a participação destes no evento não está clara. De acordo com a detetive Crista Granroth da National Bureau of Investigation, havia alguma motivação ideológica, e por esse motivo decidiram iniciar o caso como um suspeito ato terrorista.

O Presidente finlandês Sauli Niinisto, em seu pronunciamento, disse que “temos problemas com a imigração relacionada ao fato de que o desejo de se ter uma má interpretação é maior do que a de compreender os fatos”. Além disso, comentou sobre a dificuldade de prevenir atos de grupos pequenos, ou até mesmo de um indivíduo, e enfatizou a necessidade de um debate moderado. Por fim, Niinisto, sobre a União Européia, disse que se cada país da UE decidir criar suas próprias soluções para esse problema, o resultado não será bom.

Para saber mais no jornal Helsingin Sanomat:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s