Inteligência, Política Externa, Segurança Nacional, Terrorismo

Terrorismo e as suas Consequências no Uruguai

Ana Letícia Palacio Hortolani

Atos terroristas, independentes da proporção, conseguem uma repercussão mundial quando ocorridos nas maiores metrópoles mundiais. Atualmente temos visto diversos ataques planejados pelo grupo terrorista Estado Islâmico, que conseguem se infiltrar em muitos países da Europa e América do Norte. A questão é, como os países que se encontram a margem desses ataques reagem diante a uma situação como essa?

O Uruguai, assim como os países da América do Sul, nunca se deparou com um ato terrorista ligado ao Estado Islâmico, porém, quando nos encontramos em uma situação onde vidas estão sendo perdidas por conta desses ataques, o mundo todo presta condolências e repudiam tais crimes.

Em janeiro de 2017, o Uruguai entrou em estado de alerta, colocando unidades especializadas do Ministério do Interior e de Defesa para monitorar o país, para estarem preparados caso ocorra atos parecidos. Em dezembro do ano passado, o poder executivo emitiu um projeto sobre antiterrorismo e serviços de inteligência. Apesar dos esforços, o Ministério do Interior assegura que não há uma ameaça real no país.

Apesar de não ser um possível alvo do Estado Islâmico, assim como vários países latinos americanos, o Uruguai é marcado pela ditadura militar. Em março deste ano, um grupo foi alvo de ameaças por conta de seus trabalhos a favor dos direitos dos uruguaios, e seus esforços para que haja justiça aos envolvidos nos crimes do período militar.

Todos os países do mundo estão suscetíveis a algum tipo de violência do gênero, a questão é as diferenças de abordagem. Cada país possui um sistema de segurança interno e uma maneira de lidar com essas situações, sendo elas uma ameaça real ou não.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s