Dinastia, Informações básicas, Retrospectiva Histórica

Japão – História Através dos Séculos

Matheus Raimundo Cornedi

O Japão é um Estado que já passou por diversos períodos de dominação, tendo em mente suas diversas “eras”, isto é, divisões que categorizam períodos de desenvolvimento. No retrospecto, foi principalmente comandado por clãs (e seus imperadores) ou Xóguns (ditadores militares) até o ano de 1868. Já hoje, ele é uma monarquia constitucional com um regime parlamentar democrático, ou seja, possui um representante político em forma de rei ou imperador, neste caso o Imperador Akihito, sendo a única figura política na atualidade a ter o título de imperador.

Para entender o contexto político em que se encontra o Japão, mesmo atualmente, é preciso apropriar-se do conceito de suas eras: começando pelo Período Jomon (8.000 A.C) e indo para o Período Yayoi (300 A.C), quando se começa a usar metais e pedras para atividades manuais, dá se início a cultura do arroz. Porém também traz a divisão de classes sociais, pois houveram mudanças na vida social, econômica e política dos aldeões.

Após o Período Yayoi, inicia-se o período Kofun (250 D.C), que é quando se começa a ter regimes políticos e religiosos inseridos no Japão, este acontecimento é consequência da vinda de imigrantes da China e da Coréia. Em seguida, vem o Período Asuka (500 D.C), marcado pela invasão japonesa na Coréia.

Em sucessão os períodos Hakuho (673 D.C), Nara (710 D.C),  Heian (794 D.C), Kamakura (1185) e Daikakuji (1331 D.C), todos marcados por conflitos de diferentes clãs japoneses por território. Após estes períodos de conflitos, inicia-se o Período Muramachi(1392 D.C), marcado pela reunificação territorial através da diplomacia. Entretanto se tem Período Sengoku(1467 D.C), conhecido por guerras internas entre poderosas famílias.

Contudo, o Período Azuchi-Momoyama (1573 D.C) é visto como uma fase de transição pacífica para o Período Edo(1603 D.C), notado por abolir o feudalismo no Japão e Tokyo se tornar a capital do Japão. E inicia-se o Período moderno (1868 D.C até hoje), quando o Japão assina o tratado de Kanagawa com os EUA em 1854, buscando modernização industrial japonesa. Já em 1890, o Japão adquire um governo constitucional e reforma seus sistemas políticos até o atual.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s