Análise da Semana, EUA, Política Externa, Relações Exteriores

Os Últimos Acontecimentos na Argentina

João Galdino D. Rodrigues

Após um longo período de inatividade, ¡volvemos!

O que acontece na grande Argentina, não pode ficar somente na Argentina, então, vamos as atualizações de Agosto e nesta primeira semana de Setembro…

Comecemos pelo início do último mês. Na primeira semana, de cara, houve uma reunião sobre as eleições legislativas que ocorrem em Outubro, na reunião foram tratados temas como coligações e o sistema de partidos, entretanto, também decidiram sobre o voto de Argentinos no exterior e sobre o voto de funcionários que trabalham para a Argentina, e vivem no exterior. No mesmo dia, o Chanceler Faurie, recebeu o Ministro da Economia do Reino Unido, Hammond (Fazia 15 anos que um membro do Gabinete Britânico não visitava a Argentina), a reunião, em tese, serviu para enraizar uma relação comercial, o que pode ser interessante para aproximar os países.

Ainda nesta semana, outras duas reuniões ocorreram, em ambas o chanceler Faurie esteve presente: No Uruguai, os chanceleres falaram sobre criar uma zona de relacionamento estratégico, além da economia, ademais, trataram sobre temas relacionados a reunião do G20, na Argentina, em 2018 e sobre a aproximação Mercosul-União Europeia; Na Argentina, recebendo a Bolívia, os temas foram estreitar os laços de irmandade, porém, trataram sobre uma cooperação nuclear, e sobre combate ao narcotráfico e ao crime organizado com um “Acordo de Fortalecimento Interinstitucional de Estratégia Operacional para a Cooperação Policial”.

Na semana seguinte, a Argentina comemorou a adesão ao Tratado de Amizade e Cooperação da Associação de Nações do Sudeste Asiático, o que abre caminhos para novos programas, novas relações bilaterais fora do plano econômico, com uma região que recebe holofotes. Mais reuniões que merecem ser destacadas, a primeira, a Colômbia, para tratar sobre o processo de paz colombiano e outros temas que ambos os países buscam combater, como o narcotráfico, a discriminação; A segunda, o Equador, para tratar sobre uma Cooperação Técnica em áreas de tecnologias, inovação, gestão pública e indústria, além do mercado. A terceira, a Tailândia (ASEAN, já abrindo novas relações), para promover contatos culturais e educativos, e aumentar a relação econômica, entretanto, novamente, foram tratados temas como a energia nuclear para uso pacífico.

É esperto a Argentina quer adentrar novamente no mundo, quer se sobressair dos seus vizinhos e voltar a ser importante no cenário, de certa forma, a Argentina está conseguindo subir essa escada, degrau por degrau, reunião por reunião, por exemplo, com duas reuniões cruciais no mês de Agosto: no meio do mês, o Presidente Macri recebeu Michael Pence, vice-presidente americano, para ampliar os mercados de carne, limões e doces, além de conversar sobre a instabilidade e situação crítica na Venezuela, e, claro, tratar sobre corrupção, terrorismo e tráfico de drogas; Outra reunião, foi com o representante da UNICEF, com o objetivo de desenvolver políticas públicas para a infância nos campos educativo, de saúde e de desenvolvimento social.

Mauricio Macri (esq.) e Michael Pence (dir.)

Já no final do mês ou no ínicio de Setembro, continuaram as reuniões bilaterais, Filipinas, Coreia do Sul, além de uma recém visita aos países nórdicos. Nas Filipinas, os temas foram: oportunidades de comércio e investimento, cooperação agrícola e promoção turística (Novamente, no âmbito da ASEAN). Na Coreia do Sul, num período em que a região vive instabilidades, o tema foi a abertura de negociações para um acordo econômico entre Coreia do Sul e Mercosul. Por último, já no início deste mês, em visita à Dinamarca, Noruega e Suécia, com um objetivo político, isso é, abertura de um diálogo nesse âmbito.

Para saber mais:

Sobre a visita de Pence à Argentina:

Sobre a adesão da Nação ao TAS (ASEAN):

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s