Análise da Semana, Brexit, Cooperação, Coreia do Norte, Política Externa

A Política Reino Unido-Japão

Evelyn Kitano

Semana passada a primeira ministra do Reino Unido, Theresa May, fez uma visita de três dias para o Japão e foi recebida pelo primeiro ministro japonês, Shinzo Abe. A visita focou, principalmente, em dois pontos importantes para ambos os países: segurança e conflito; e cooperação econômica e oportunidades de investimentos.

Durante esses três dias, o primeiro ministro japonês afirmou que o Japão continuará apoiando o Reino Unido mesmo depois do Brexit, junção das palavras Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída, em inglês), palavra criada para se referir à saída do Reino Unido da União Europeia. Grandes empresas japonesas como a Nissan e a Toyota, por exemplo, já firmaram acordos de longo prazo com o Reino Unido para depois do Brexit.

Outro ponto importante discutido neste encontro foi sobre a posição do Reino Unido frente à Coreia do Norte que naquela mesma semana (dia 29, terça-feira) fez um teste de míssil que havia atravessado o céu japonês. O míssil disparou sirenes na região mais ao norte do Japão, mas caiu no mar logo em seguida. Theresa May disse que seu país irá apoiar o Japão neste momento de tensão com a Coreia do Norte e que esse tipo de ação da parte de Kim Jong-Un não será tolerado. Também pediu que a China ajudasse com sua influência que tem sobre o norte da península coreana para resolver a situação.

Em uma declaração conjunta no dia 31 de agosto, May e Abe condenaram a ação norte-coreana e planejam trabalhar em conjunto com a comunidade internacional para pressionar ainda mais a Coreia do Norte, seja com a intensificação de sanções ou com a adoção de novas resoluções do Conselho de Segurança da ONU (que sejam efetivas). A primeira ministra ainda acrescentou em sua fala que “como nosso parceiro de segurança mais próximo da Ásia, nós também discutiremos como podemos trabalhar muito mais juntos em segurança cibernética, conter o terrorismo e defesa – que é mais importante do que nunca neste mundo incerto”.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s