Conflitos, Educação, ONU

Finlândia – Informações Básicas

Ana Letícia Palacio Hortolani

A República da Finlândia é um país relativamente novo se comparado às principais metrópoles europeias. A região foi de domínio Sueco e Russo até se tornar independente em 1917.

Desde seu início, tem guiado a política externa a favor da cooperação, tendo sido membro do embrião da ONU, a Liga das Nações. Um conflito muito importante para a história finlandesa foi a “Guerra de Inverno”, onde, em poucas palavras, os “soldados finlandeses de esqui” conseguiram expulsar as tropas soviéticas de seu território durante a segunda guerra mundial.

O país tornou-se membro da União Européia em 1995 e posteriormente adotou o euro como moeda. O sistema político finlandês é o parlamentarista (o famoso eduskunta ou parlamento finlandês), tendo como presidente Sauli Niinisto, e primeiro ministro, Juha Sipila.

Apesar da Finlândia não ser um país pequeno em suas dimensões territoriais, é um país pequeno na questão populacional. Com cerca de 5495.10 milhões de habitantes (The World Bank, 2016), eles possuem uma população menor do que a de São Paulo.

Os países nórdicos são conhecidos por investirem em políticas públicas e prezam pelo bem estar da população. Um projeto que vem conquistando a atenção do mundo é a Renda Básica Universal (Basic Income Experiment), que está em vigor desde janeiro de 2017.

A Finlândia tem ficado nas primeiras posições nos ranking sobre educação, e mostrando um modelo educacional que serve de exemplo para o mundo inteiro, inclusive para o Brasil, que possui diversos projetos educacionais com o país. Além de possuírem uma educação de excelente qualidade, ela é gratuita para todos os cidadãos finlandeses. Possuem muita notoriedade na área tecnológica, e podemos ver essa aptidão na Nokia e no “self-bus”. Nos assuntos de igualdade de gênero, a Finlândia também se destaca (2º lugar, de acordo com o Fórum Mundial da Economia, 2015) sendo o primeiro país da Europa a legalizar o voto feminino e por garantirem na legislação essa igualdade entre homens e mulheres.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s