Análise da Semana, Conflitos, EUA, Igualdade

Acontecimentos Recentes na Política Externa Canadense

Júlia Vilela Fernandez

O governo do Canadá está preocupado com uma possível nova onda de imigrantes islâmicos que estão saindo dos Estados Unidos, pois nessa semana o presidente Donald Trump cancelou um programa denominado DACA (Ação Diferida para Chegada Infantil) que regulariza temporariamente imigrantes em situação ilegal quando eram menores de idade, e no qual concedia autorização temporária para morar, trabalhar e dirigir em solo americano.

O deputado liberal Pablo Rodriguez foi até Los Angeles para tentar evitar essa onda de imigração. Segundo ele foi uma mensagem muito difícil de ser transmitida e uma escolha muito complicada que o governo canadense teve que tomar. Todos aqueles que atravessarem a fronteira para o Canadá podem correr o risco de serem deportados para o seu país de origem se a reivindicação de imigração não for aceita a tempo.

Os assuntos climáticos têm tomado cada vez mais força no meio internacional, por muito tempo essa questão foi colocada para o Canadá pelos próprios canadenses sobre o petróleo. 55% da população espera que a demanda por petróleo caia nos próximos dez anos, como mostra a pesquisa da Abacus Data, mesmo onde preço do petróleo atinge os trabalhadores, a esperança para diminuir a demanda é alta.

Os canadenses pedem a criação de novos pipeline em oleoduto. A  mudança de opinião a respeito do petróleo mostra como as pessoas estão preocupadas com as mudanças climáticas, fazendo a crença de que o mundo pode se afastar do petróleo crescer cada vez mais, os canadenses acreditam que acelerar o investimento em energias renováveis é o melhor para a saúde do planeta.

A reputação do Canadá em fazer igualdade para as mulheres, principalmente na questão trabalhista, vem aumento muito depois que Justin Trudeau ganhou o cargo de primeiro ministro em 2015. Uma pesquisa recente do Global Government Forum diz que o Canadá lidera como o país com a maior igualdade de gênero em cargos de alto nível na função pública, isso é de extrema importância para o governo de Trudeau, porque o serviço público precisa representar a população e isso mostra a mudança nela.

Para saber mais sobre o cancelamento do DACA e seus impactos:

Para saber mais sobre a questão do petróleo:

Para saber mais sobre a questão da igualdade de gênero:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s