ONU, Renúncia, Sistema Político

Após Renúncia, Nova Vice-presidente do Uruguai Assume o Cargo

Ana Letícia Palacio Hortolani

Nessa semana (09/09), Raúl Sendic renunciou ao cargo de vice-presidente do Uruguai. O político do partido Frente Amplio, ocupava a função desde 2015, quando decidiu renunciar após ter sido alvo de denúncias de corrupção. Sua renúncia foi aprovada por maioria absoluta dos votos, ato que demonstra sua impopularidade.

A questão principal é quem assumiu o cargo de vice-presidente. Lucía Topolansky, até então a senadora mais votada do país e com maioria da bancada parlamentar dentro do partido Frente Amplio, conquistou a popularidade do povo uruguaio não apenas por ser esposa de José “Pepe” Mujica, mas por ter sido guerrilheira durante a ditadura militar. Sua biografia oficial foi publicada pelo grupo político no qual faz parte, Movimiento de Participación Popular (MPP).

Pela primeira vez na história o Uruguai terá uma presidente e vice-presidente mulher, que substituirá Tabaré Vázquez durante uma viagem aos Estados Unidos para participar de uma assembléia da ONU. Durante a viagem, Patricia Ayala será vice-presidente. Quem ocupará o lugar da atual vice-presidente no senado é Charles Carrera, que desempenhava a função de diretor geral da Secretaria do Ministério do Interior. Topolansky também presidirá a Assembleia Geral, como estabelece a constituição uruguaia.

Para saber mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s